Pular para o conteúdo principal

AGENTE NOTA 10



AGENTE NOTA 10



Êxodo 20.7

Na famosa década de 60 surgiram os famosos filmes do agente 007. Quem quando menino, sugestionado por tais filmes, nunca pensou em ser um agente especial? Mas você pode. Na verdade já é. Basta assumir sua identidade, mas que não é secreta!

- Literalmente poderíamos traduzir: “Não usar o nome de Deus para o mal”.
- Para o judeu, o nome está intimamente ligado à pessoa, indicando seu caráter ou o caráter de seu pai (Êxo. 3.13; Mat. 1.21), ou ainda denotando a posição  e função de quem traz o nome (Êxo. 23.21).
- Só é possível quebrar este mandamento porque Deus revelou-Se, bem como Seu nome.  Ele disse: “Eu Sou”, “O Senhor”, “El Shadai”, ou o grande “YHWH”- Yaweh, Jeová.

COMO OBSERVAR ESTE MANDAMENTO?
Jamais devemos amaldiçoar alguém.
Jamais empregar o nome de Deus sem pensar, seja em qualquer circunstância.
a) O mandamento não proíbe o uso do nome de Deus, e sim o uso indevido.
Jamais invocar Seu nome em cerimônias ocultas, quando sabemos que Ele não nos permitiu estarmos ali. EX- Balaão ao amaldiçoar Israel.
Jamais jurar levianamente, e ainda usar Seu nome para comprovar nosso juramento. EX- Pedro ao negar que seguia a Cristo.
O mandamento não proíbe o uso do nome do Senhor em juramentos verazes.
Na verdade, ao fazê-lo assim, a pessoa mostrava a toso que era adoradora de Jeová.
Mas fora dos juramentos, o nome de Deus era pronunciado apenas 1 vez por ano, em Israel, quando o sumo sacerdote abençoava o povo no grande dia da expiação. Lev 23.27.
Jamais falar uma mentira e ainda usar Seu nome para mostrar que o que falamos é verdade. Lev. 19.12.
Jamais pronunciar o nome de Deus para fins de mentira ou vício de qualquer espécie.

25 de maio - Suas Verdadeiras Cores
Sempre tive um pouco de inveja das famílias européias cujos ancestrais têm um brasão, uma insígnia que representa a família. Se você já teve um distintivo dos desbravadores na manga, já usou um brasão. Talvez já tenha visto uma âncora nas roupas dos marinheiros. Ela também é um tipo de insígnia.
Na Europa, quando os exércitos tinham que mostrar suas cores, significava que deviam mostrar suas insígnias, mostrar por quem lutavam. As marinhas mostram suas cores hasteando uma bandeira de seu país no navio, para que todos saibam de onde é aquele navio. Durante um certo tempo, as pessoas podiam confiar no que viam. Mas aí veio alguém e tirou vantagem da fé que as pessoas tinham nas cores que eram mostradas.
Ninguém sabe de quem foi a idéia, mas o fato é que algum pirata planejou usar falsas bandeiras para navegar em águas nas quais nunca poderia navegar se mostrasse suas verdadeiras "cores". Sob um disfarce de amizade, os navios piratas atracavam ao lado dos navios mercantes e depois saqueavam os mesmos, levando tudo que podiam.
No momento certo, os piratas mostravam suas verdadeiras cores, baixando as bandeiras falsas e hasteando a verdadeira bandeira - aquela com a caveira e os ossos cruzados na frente para que os outros navios soubessem quem eles realmente eram.
Acredito que as crianças têm apenas uma cor. A Bíblia comprova esta opinião. Leia I João 3:7: "Aquele que faz o que é direito é justo, assim como Cristo é justo." Acho que Jesus aconselhou os adultos a serem como crianças porque elas geralmente são sinceras e bondosas, e desejam agradar os outros. Se você não tira vantagem de outras pessoas e não gosta de magoar ninguém, e ainda tenta tornar a vida dos outros mais feliz, é óbvio que está mostrando suas verdadeiras cores como um filho de Deus.
Você está caminhando em direção ao Céu. NANCY

Devemos evitar usar expressões como: “Deus me livre”, “se Deus quiser”, “Deus é testemunha”, “juro por Deus”,  etc.
A maior maneira de guardar este mandamento é SANTIFICAR SEU NOME POR MEIO DE NOSSA VIDA.
O maior meio de santificar o nome de Deus é dizer a todos que somos cristão e viver à altura do caráter deste santo Deus.
Talvez este quase desconsiderado mandamento seja o mais transgredido pelos cristãos, porque dizemos algo e fazemos o contrário. Falamos que somos filhos de Deus, mas somos avarentos, orgulhosos, presunçosos, ladrões no emprego ou nos dízimos, maus operários, irresponsáveis pais de família, frios na fé cristã ou no envolvimento missionário da Igreja.

IJ2000-142 - Conhecido Pelo Nome - Tiago 2: 7.
Alexandre o Grande, um dos mais renomados generais militares que já viveu, conquistou quase todo o mundo conhecido da época com seu enorme exército. Certa noite, durante urna campanha, ele estava irrequieto e saiu de sua barraca para caminhar pelo acampamento. Enquanto caminhava, acabou encontrando um soldado dormindo no posto de serviço, urna falha grave. A penalidade por dormir em serviço geralmente era a morte.
O soldado começou a acordar à medida que Alexandre se aproximava dele. Notando quem estava à sua frente, o homem temeu por sua vida.
- Você conhece a penalidade por dormir quando está de guarda? - perguntou Alexandre.
- Sim, senhor - respondeu assustado o jovem soldado.
- Soldado, qual é o seu nome? - exigiu Alexandre.
- Alexandre, senhor.
- Qual é o seu nome? - ordenou Alexandre novamente.
- Meu nome é Alexandre, senhor - repetiu o soldado.
Alexandre perguntou urna terceira vez, mais alto ainda:
- Qual é o seu nome?
- Alexandre, senhor - respondeu timidamente o soldado.
Alexandre, o Grande, olhou bem nos olhos do jovem.
- Soldado, ou você muda de nome, ou muda de conduta.
Corno soldados no exército de Deus, cada um de nós tem o nome de nosso Comandante, CRISTÃO. OS não cristãos nos julgam por nossas atitudes. Porém, mais importante ainda, eles julgam a Cristo também! Através de nossas ações, outros podem ser levados a crer que Jesus é irracional, rude, intolerante, impuro ou de pavio curto. Um pensamento assustador, não é?
Com a ajuda de Deus, vamos decidir que nossas ações nos revelarão - e Àquele que nos deu Seu nome - corno pessoas justas, gentis, tolerantes, puras e, acima de tudo, amorosas. CAROLYN

c) Jesus disse que seríamos a luz do mundo, o sal da terra. Mas que se esta qualidade fosse perdida, perderíamos nossa missão, seríamos jogados fora para que os homens nos pisassem. Ele disse que seria melhor amarrarmos uma corda em nosso pescoço e nos atirar ao mar do que escandalizar alguém.
FONTE: A ética dos 10mandamentos

30 de agosto - O Mundo Precisa de Sabor – Mateus 5.13.
Quero que você pense na maior igreja em que já esteve.
Agora ouça esta descrição e veja como a maior igreja onde você esteve se compararia com esta igreja.
O teto tem 22 metros de altura. Essa igreja levou seis anos para ser construída e tem lugar para cerca de 5.000 pessoas sentadas. Talvez alguns de vocês já tenham ido a uma igreja tão grande, mas provavelmente nenhum de vocês já esteve numa igreja como esta. Para começar, ela está quase 245 metros dentro da montanha. Além disso, foi esculpida em puro sal. Isto mesmo, sal! Essa igreja fica em Zipaquira, na Colômbia. Fica numa mina de sal, e o teto de 22 metros de altura é apoiado por colunas que também foram esculpidas no sal. Mas, como está enterrada na terra, você poderia entrar nessa igreja e nem saber que estava numa igreja.
Talvez, às vezes sejamos como aquela igreja enterrada. As pessoas sabem que você ama a Jesus? Será que elas podem, através do que você diz e faz, saber que você é seguidor de Jesus? Ou as pessoas passam por você sem saber que você é cristão? Você falou de Jesus para alguém ultimamente?
Jesus disse que somos o sal da terra. Não disse que éramos o sal na terra. Não deveríamos esconder a boa notícia que nossos amigos e vizinhos precisam saber, a boa notícia de Jesus ter morrido por nossos pecados, e assim podermos ser salvos se apenas aceitarmos Seu dom da salvação.
O sal faz a comida ter um sabor melhor se for usado no momento certo, e em quantidade certa. Permita que todos saibam através de suas palavras e ações que você ama a Jesus. Seja o sal que dá um sabor agradável, tão necessário à vida de todo homem e mulher, garoto e garota: o sabor agradável que só Jesus pode trazer à vida de uma pessoa.

- Deus é santo, e importa que os que o servem sejam como Ele é.
- Não seja um agente secreto. Para deus isto não vale. Todo agente Seu dá a cara pra bater! Testemunha em Seu favor!
- Você é um agente do Senhor. Que tipo de trabalho está fazendo por Ele? Você representa bem seu Amigo Superior?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8 "Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. [...] Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado." Alguns quando leêm esse texto dizem: "Está vendo, Jesus transgrediu o sábado, por isso não precisamos mais obedecer ao quarto mandamento da lei de Deus". Só que há um problema muito sério com esse pensamento. Vejamos: De acordo com a Bíblia "o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4). Essa mesma Bíblia diz que Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). Se Jesus tivesse transgredido o quarto mandamento teria pecado, se tivesse pecado. Isso parece abs