Pular para o conteúdo principal

Mateus 5:7

Mateus 5:7

- A quinta bem-aventurança nos apresenta um ponto crítico. As quatro primeiras tratam de nossa relação com Deus.
- A quinta começa a tratar de nosso relacionamento com outras pessoas. O mesmo é verdade com respeito às últimas três. Assim, a maneira mais simples de dividir as Bem-aventuranças é como a das tábuas dos Dez Mandamentos.
APLICAÇÃO: O cristianismo não é simplesmente uma questão de amar e ter afeição por Deus. Longe disso. Os dois Testamentos ilustram o cristianismo como amor tanto a Deus como às outras pessoas. Não estamos tratando da questão "um ou outro", mas "ambos e um e outro".
- Na verdade, para mim, é impossível amar a Deus sem amar os outros.
- De igual forma, se realmente refletirmos nisso, é impossível amar genuinamente as outras pessoas, sem amar a Deus. O máximo que você transmita de amor a um irmão ou irmã, desvinculado do amor divino, é meramente uma forma mais sutil de egoísmo humano. Isto é, eu o amo por causa do que você pode fazer por mim.
- Nosso Senhor escolheu cuidadosamente a ordem das Bem-aventuranças para representar a ordem de nossa salvação. Cada bem-aventurança segue a seqüência lógica da anterior. Assim, quando percebo que não tenho justiça em mim mesmo e sou verdadeiramente humilde de espírito, reconheço minha extrema debilidade. Clamo por livramento, e a percepção de meu verdadeiro estado me torna genuinamente manso em vez de altivo e imponente. Percebendo minha condição desesperada, naturalmente sinto fome e sede do perdão e da capacitadora justiça de Deus.
- Nesse ponto, o Deus de todas as misericórdias entra em cena e aceita meu arrependimento, me declara perdoado, e implanta em mim um novo coração. Sou redimido, salvo por Sua misericórdia para comigo. Essa é a promessa das quatro primeiras bem-aventuranças.
- Mas como devo responder? Esse é o assunto da "segunda tábua" das Bem-aventuranças. Serei misericordioso, puro de coração, pacificador e paciente quando tratado injustamente. Em resumo, através do poder de Deus me tomarei mais e mais semelhante a Jesus.

Vamos inverter uma das Bem-aventuranças. Lucas 19:10.

- Uma das coisas mais fáceis no mundo é entender as coisas às avessas. Isso é o que acontece especialmente com a quinta bem-aventurança. Muitos a lêem como se dissesse: "Se eu tiver misericórdia e perdoar meus semelhantes, Deus terá misericórdia e me perdoará." Em outras palavras, se eu sou misericordioso para com os outros, então Deus, e só então, terá misericórdia de mim.
- O problema dessa interpretação é que ela contraria totalmente as Escrituras.
Deixa de considerar quão perdido realmente sou, e quão sem esperança. Deixa de responder pela seriedade do problema do pecado.
- A Bíblia retrata Deus como Aquele que, em Sua misericórdia, sempre toma a iniciativa de estender a mão e ajudar os perdidos em sua condição, mesmo antes deles saberem que estão perdidos.
* Assim sendo, é Deus quem busca Adão e Eva em sua nudez após a queda. É Deus quem toma a iniciativa de buscar a ovelha perdida e a moeda perdida conforme Lucas 15, e é o Pai que vai conversar com o filho mais velho na história do filho pródigo, nesse mesmo capítulo.
- Deus tanto amou o mundo que Ele tomou a iniciativa de dar Seu Filho Unigênito, e esse Filho veio "para buscar e salvar" os que estavam sob a sentença de morte.
Ellen White deixa isso bem claro quando escreve: "É o próprio Deus a fonte de toda a misericórdia. Seu nome é 'misericordioso e piedoso'. Êxodo 34:6. Ele não nos trata segundo os nossos merecimentos. Não indaga se somos dignos de Seu amor, mas derrama sobre nós as riquezas desse amor, afim de fazer-nos dignos." - O Maior Discurso de Cristo, pág. 22.
APLICAÇÃO: Portanto, eu não sou misericordioso porque quero ser salvo. Não!
Como cristão, sou misericordioso porque já fui salvo. Fui resgatado do abismo do pecado e da morte pelo Deus de toda a misericórdia.
Qual é o resultado? Tenho um desejo ardente de ser misericordioso em minha vida diária. Quero passar adiante o dom de Deus.

Mais uma pergunta é de capital importância em nosso estudo: QUAL É O REAL SIGNIFICADO DE MISERICÓRDIA AOS OLHOS DE DEUS? Êxodo 34:6 e 7.

- Ê muito fácil confundir misericórdia com uma atitude de que vale tudo.
- Mas a pessoa misericordiosa não é aquela que sorri diante da transgressão e do pecado. Há um cuidadoso equilíbrio no caráter de Deus, entre o tema compaixão e a firmeza que se recusa a tolerar a pecaminosidade rebelde. Estamos aqui lidando com o Deus que é tanto amoroso quanto justo, o Deus que permanece firme pelos princípios, e que todavia está disposto a demonstrar misericórdia para com aqueles que têm fome e sede de uma vida melhor.
- Deus nos ama demais para nos deixar levar uma vida destrutiva, que não só afeta nossa própria felicidade, como perturba a comunidade em geral.
Ele deseja o que há de melhor para nós. Ele nos considera o suficiente para nos repreender quando erramos. Mas essa repreensão faz parte da Sua misericórdia.
* As pessoas que não se importam é que deixam seus filhos agirem de maneira selvagem. As pessoas sem consideração para com os outros é que deixam de advertir seus amigos acerca das infelizes conseqüências de sua conduta.
- Esse descaso não deve ser confundido com misericórdia. Misericórdia significa fazer caso das pessoas, preocupar-se com o bem-estar dos que dos rodeiam.
Desse modo, em nossa misericórdia estendemos a mão aos outros, demonstrando interesse cristão.
- Em certo sentido, misericórdia é um estado mental, um estado de interesse pelo bem-estar de outros; é uma atitude de consideração suficiente para ser tanto amável como disposto a perdoar, mesmo que isso signifique ter de enfrentar problemas e atos errôneos com a disposição de Cristo.

Misericórdia, para Deus, é Mais do que uma Atitude. Mateus 10:42.

* Conta-se a história de Jacob Bright, que certo dia ao voltar da cidade para casa, encontrou no caminho um vizinho pobre em grande dificuldade. Seu cavalo sofrera um acidente e era preciso matá-lo. As pessoas se aglomeravam em tomo daquele homem, dizendo como lamentavam a situação. A alguém que ficava repetindo isso em voz alta, Jacob disse: "Eu lamento um valor de 50 dólares. Quanto o senhor lamenta?" Ele então passou o chapéu por todos os que ali estavam para conseguir comprar outro cavalo para aquele homem.
- Ser misericordioso é mais do que uma atitude. É uma ação. Misericórdia é amor em ação.
Mas antes do amor se tornar ação, é necessário olhar para os outros. Nas palavras de William Barc1ay: "Misericórdia é o oposto de egocentrismo. ... É a antítese de egoísmo." * Certo teólogo sugeriu que "a igreja é companheirismo entre pessoas 'mortas para si mesmas' e vivas para Cristo". A misericórdia entra em cena quando o amor ao eu é substituído pelo amor a Deus e aos semelhantes.
Misericórdia é uma atitude do coração que gera atitudes específicas para com pessoas especiais. Assim, Ellen White pode verdadeiramente dizer que ''palavras bondosas, olhares de simpatia, expressões de apreciação, seriam para muitas almas lutadoras e solitárias como um copo de água fria a uma alma sedenta. Uma palavra compassiva, um ato de bondade, ergueriam fardos que pesam duramente sobre fatigados ombros. E toda palavra ou ato de abnegada bondade é uma expressão do amor de Cristo pela humanidade perdida". - O Maior Discurso de Cristo, pág. 23.
APLICAÇÃO: Por que deixar para depois? Por que não fazer nesta manhã uma gentileza não esperada para seu esposo ou esposa? Que tal começar o dia de trabalho com um ato de bondade para com o seu colega? Que tal surpreender seu pai, ou seu filho ou filha? Hoje é o dia de demonstrar a outros a misericórdia de Deus. Não ao meio-dia ou depois do trabalho, mas agora - e depois também.

Reconheçamos: TALVEZ "MINHA RELIGIAO", isto é, O QUE PENSO E PRATICO COMO RELIGIAO, PODE ESTAR ME EMBRUTECENDO E NÃO ME TORNANDO MAIS MISERICORDIOSO. Mateus 23:23 e 24.
- Nem toda religião é religiosa. Nem toda religião é cristã. Nem toda religião é prestativa. Para algumas pessoas, seria melhor não ter religião, ou pelo menos, não o tipo de religião que têm.
Isso se aplica de modo particular àqueles cuja religião os toma mais rudes.
* Alguém pode pensar nos reforma dores de saúde que se indispõem contra membros da família ou amigos que não são tão rigorosos quanto eles. Ou nas pessoas que explodem quando seus "momentos de meditação" sobre a vida de Cristo são interrompidos. Pode-se ainda imaginar a cena do purista doutrinário que se toma menos amável quando alguém discorda dele num ponto de sua crença ou de interpretação bíblica.
Tais pessoas se embruteceram pela assim chamada religião. Elas estão caminhando na direção errada. Estão se afastando de Jesus.
Não me entenda mal. Reforma de saúde, uma vida de fiel devoção e doutrinas corretas são importantes.
"Por quê?", pareço ouvir alguém perguntar.
- Porque as pessoas doentes se tomam resmungonas e acham difícil demonstrar misericórdia total aos demais. O verdadeiro propósito da reforma de saúde é preparar-nos para viver melhor uma vida de misericórdia. O mesmo pode ser dito acerca do estudo devocional. Aqueles que andam com Jesus devem ser os que agem da maneira mais semelhante a Ele. E a exatidão das doutrinas deve ajudar-nos a compreender melhor o amor de Deus, para que o experimentemos ao máximo.
- Mas quando qualquer dessas assim chamadas experiências religiosas em nosso estilo de vida nos endurecem tanto que nos tomamos menos misericordiosos e mais rudes, perdemos de vista o que é cristianismo - não parcialmente, mas tota1mente.
- A religião de Jesus nos tomará mais misericordiosos e não mais rudes. Se não tiver esse efeito, estamos conectados na experiência errada - seja o que for que tenhamos, não é a religião de Jesus.

NOSSA MARCA REGISTRADA, COMO CRISTÃOS, PRECISA SER A RELIGIÃO QUE ABRANDA, QUE AMA, QUE AJUDA SEU PRÓXIMO, QUE NOS UNE CADA VEZ MAIS. João 13:35.
"Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se guardardes o sábado." "Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se devolveres o dizimo." "Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se comeres as coisas certas." * Alguns anos atrás, um pastor leu João 13:35 desta maneira numa reunião de consultoria de leigos da Associação, em Ohio. Imediatamente após sua apresentação, foi confrontado por um zeloso novo converso. Ele queria saber exatamente onde estava esse texto. Na Bíblia dele, alegava, não estava escrito assim.
O que ele realmente queria, em sua agitação, era o texto básico que prova quem é um adventista. Alguns seriam tentados a pensar que seria absolutamente maravilhoso se tivéssemos um verso de Jesus reivindicando que poderíamos identificar Seus verdadeiros seguidores, sem qualquer sombra de dúvidas, pelo simples averiguar se guardam o sétimo dia, o sábado.
E Jesus poderia ter nos dado tal texto. Mas Ele não o fez.
Ele, porém, nos deu um modo, o único, de identificar Seus legítimos seguidores.
Eles verdadeiramente se preocuparão com sinceridade uns pelos outros e amarão uns aos outros.
- Nunca será demais afirmarmos que os verdadeiros cristãos demonstram amor a Deus e uns aos outros.
O cristianismo fará de você uma pessoa mais bondosa. O cristianismo fará com que você tenha mais consideração pelos outros. Ele transformará sua vida.
- É impossível que um cristão seja mesquinho e rude; seria uma evidente contradição. Temos de ser uma coisa ou outra: cristãos ou desatentos, cristãos ou cruéis. Não podemos ser ambas as coisas. O cristianismo abranda tanto nossas atitudes como nossas ações. Ele as orienta com amor.

QUE RECOMPENSA RECEBEREMOS DO SENHOR POR DESENVOLVERMOS A MISERICÓRDIA? 2 Timóteo 1:16-18, NVI.
- A recompensa dos misericordiosos é que alcançarão misericórdia.
- A quinta bem-aventurança é a única em que a recompensa é a mesma virtude.
A bem-aventurança poderia simplesmente dizer que eles alcançariam "maior misericórdia" ou "misericórdia em abundância", uma vez que esses fiéis já estavam experimentando a misericórdia de Deus. Afinal, foi em resposta à misericordiosa graça de Deus que eles foram inspirados a ser misericordiosos.
A sua recompensa: mais misericórdia. Existe algo especialmente lindo a respeito da seqüência desta promessa. Com Deus, a vida se toma cada vez melhor e continuará assim pela eternidade. Que promessa!

A recompensa da misericórdia vem em duas etapas.
a) Primeiro, aqueles que são misericordiosos aqui na Terra, freqüentemente recebem misericórdia de outras pessoas na vida diária. É geralmente verdade que somos mais bondosos para com os que são misericordiosos e cometeram um erro do que para com os que são cabeça-dura. Aqueles que são mais cruéis têm maior probabilidade de receber crueldade de volta. Mas nem sempre é assim. O triste fato é que pessoas bondosas são muitas vezes tratadas mal aqui neste mundo.
b) E isso nos leva à segunda etapa da promessa de misericórdia. Essa etapa terá lugar por ocasião da segunda vinda de Jesus. Todos os que foram misericordiosos durante a vida, desfrutarão misericórdia sem-fim "naquele dia".
Naquela ocasião, todas as injustiças da Terra serão corrigidas. Os misericordiosos alcançarão a misericórdia divina no mais amplo sentido da palavra.
- Como cristãos, aguardamos ansiosos "aquele dia", mais do que todos os demais.
E uma das grandes verdades da Bíblia é que a maneira como vivemos agora determinará a maneira como viveremos então.

MAS QUAL SERÁ O MEU GALARDÃO SE EU NÃO FOR MISERICORDIOSO? Tiago 2:13.
- Para aqueles que recusam as boas novas e as bênçãos, o resultado será de igual modo certo. Por exemplo: Aqueles que se recusam a ser misericordiosos, freqüentemente deixam de alcançar misericórdia neste mundo e certamente não a alcançarão no juízo final.
Esse último ponto não é simplesmente uma decisão arbitrária da parte de Deus. Ele quer que todos em Seu reino eterno sejam felizes, sintam-se bem ali. Mas se eu não assimilei as características de Deus, não me sentirei à vontade no Seu reino eterno.
* Deixe-me ilustrar. Lembro-me da primeira vez em que almocei com um pregador. O convite veio antecipadamente e eu me preocupei durante toda a semana. Eu estava morando num navio na Baía de São Francisco naquela época, e isso estava definitivamente em desarmonia com os princípios dele.
Depois que me converti, alguns anos mais tarde, cheguei à conclusão de que a pior coisa que poderia acontecer a uma pessoa não convertida seria ela ter de passar a eternidade na presença do Deus de amor, que conhece não só todos os nossos atos, mas até nossos pensamentos. Tal existência seria pior do que o inferno. Seria preferível não existir.
As bênçãos das bem-aventuranças são para aqueles que interiorizam as características estabelecidas. Todos os outros ficarão do lado de fora do reino.

APELO - você não gostaria de nesse momento pedir a Deus por este traço maravilhoso de caráter, a misericórdia? Ele pode te dar este precioso dom hoje, e a cada dia através da leitura da Bíblia e da oração diária. Que tal então mudarmos o rumo de nossa vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Todas as coisas são puras para os puros

Tito 1:15-16: 'Todas as coisas são puras para os puros , mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.' ____________________________ Se alguém te disser que ama muito determinada pessoa e tratá-la pessoalmente com qualquer sentimento, que não seja de amor, como por exemplo, com ódio, você provavelmente duvidará de seu verdadeiro sentimento. Devemos buscar ser exemplos da fé que confessamos, de maneira que nossas obras sejam reflexo da nova vida e salvação que temos em Cristo Jesus, que nos redimiu com seu sangue. A natureza de Cristo deve fazer parte de nossa essência, não porque alguém nos impôs, mas por desejamos ser mais parecidos com Ele, o Senhor dos senhores e Rei dos reis. Fomos feitos à Sua imagem, conforme a Sua semelhança e desejamos ter cada vez mais dele em nós, a fim de que