Pular para o conteúdo principal

Mateus 5:6

Mateus 5:6

Todos os problemas no mundo atual resultam do fato de que a humanidade não está bem com Deus. Todos os nossos anseios e frustrações se originam nesse conceito.
Aí entra a quarta bem-aventurança.
Ter fome e sede de justiça basicamente significa desejar estar livre do pecado em todas as suas formas. Conseqüentemente, essa fome e sede é um desejo de estar bem com Deus.
- D. Martyn Lloyd-Jones nos ajuda a entender a questão quando escreve: "O homem que tem fome e sede da justiça é aquele que vê que o pecado e a rebelião o separam da presença de Deus, e anseia restaurar o antigo relacionamento, o relacionamento original de justiça na presença de Deus. Nossos primeiros pais foram criados justos na presença de Deus. Eles habitaram e caminharam com Ele. Esse é o relacionamento que tal homem deseja." - Ter fome e sede de justiça também significa desejar estar livre do poder do pecado em nossa vida diária, um poder que nos induz à sujeição aos maus hábitos e a relacionamentos deficientes.
- Mas ter fome e sede de justiça é mais do que isso. É o desejo de ficar livre do próprio desejo de pecar. Mesmo os cristãos devem lidar com o horrível fato de que ainda desejam pecar, embora depois reconheçam seu poder de destruição.
- No fim das contas, ter fome e sede é o desejo de ficar livre do eu e da centralização no eu com todas as suas variações. É o amor ao próprio eu que toma, a nós e aos que estão à nossa volta, miseráveis.

1. Você poderia perguntar: MAS O QUE É ESSSA JUSTIÇA DE QUE JESUS ESTA FALANDO? DO QUE É QUE EU PRECISO TER FOME MESMO?
- No Evangelho de Mateus, justiça representa mais do que estar bem com Deus.
Também implica ser como Deus em caráter.
APLICAÇAO: O evangelho de Cristo não apenas me salva da penalidade do pecado, mas também do poder reinante do pecado em minha vida diária.
Em vez de um disseminador de contendas, Deus deseja tomar-me um pacificador.
Em vez da concupiscência, Ele deseja impregnar-me com pureza de coração. Em vez de egoísta e imperceptivelmente mesquinho (e às vezes não tão imperceptivelmente), Ele deseja me transformar em um cristão misericordioso.
Em resumo, Deus deseja que cada um de nós se tome como Ele em caráter.
Jesus promete tanto nos perdoar de nossos pecados e imperfeições como nos transformar à Sua imagem.
- Mas essa transformação - isto deve ser constantemente enfatizado - não é a transformação do nosso próprio eu. Ao contrário, é Deus nos enchendo com Seu Santo Espírito, para que tenhamos condições de viver a vida cristã.

2. Uma segunda pergunta seria muito importante também: QUAL DEVE SER A INTENSIDADE DESSA FOME PARA QUE MINHA VIDA ESPIRITUAL CRESÇA PLENAMENTE? Salmo 63:1.
* Bem poucos de nós já enfrentaram fome e sede que ameaçassem a vida. Pensamos em sede como ter que esperar uma hora num dia quente para beber algo, e em fome como ficar sem comer duas refeições.
- Esse não é o tipo de fome e sede das quais Jesus está falando em Mateus 5:6.
Ele está Se referindo à fome que não pode ser saciada com uma refeição no meio da manhã, à sede desesperada de pessoas que sentem que morrerão, a menos que bebam água.
* E. M. Blaiklock conta a história de uma grande tropa de soldados Aliados na Primeira Guerra Mundial. Enquanto perseguiam o inimigo em retirada através do Deserto Árabe, eles deixaram para trás a tropa de camelos que carregava a água. Quando as provisões de água acabaram, a cabeça deles começou a doer, os lábios ficaram secos, e eles ficaram abatidos e desorientados. Começaram a ver miragens. Só pensavam em água, enquanto seus companheiros morriam no deserto.
Eles estavam literalmente lutando pela sobrevivência quando expulsaram as forças turcas de Sherish e de seus poços doadores de vida.
Enquanto a água era distribuída, foi exigido que milhares dos que estavam em melhores condições ficassem de lado, enquanto os feridos e outros recebiam sua porção.
Passaram-se quatro horas até que o último homem bebesse. No entanto, durante esse tempo, eles estiveram a poucos metros de milhares de litros da mesma substância que fora sua maior preocupação nos dias de marcha pelo deserto.
Relata-se que um dos oficiais salientou o seguinte: "Acredito que todos aprendemos nossa primeira verdadeira lição bíblica na marcha de Berseba aos Poços de Sherish. Se essa fosse a nossa sede por Deus, por justiça, e por Sua vontade em nossa vida, um desejo ardente e prioritário, quão ricos no fruto do Espírito seríamos." Jesus disse: "Aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede" (João 4:14) e "Eu sou o pão da vida; o que vem a Mim jamais terá fome; e o que crê em Mim jamais terá sede". João 6:35.

3. Reconheçamos: SE NÃO PRIORIZARMOS NOSSA COMUNHÃO ATRAVÉS DA BÍBLIA E DA ORAÇÃO, LOGO LOGO ESTAREMOS TÃO FAMINTOS QUE RECOREREMOS AS ALFARROBAS DO MUNDO PARA NOS SACIAR EM VÃO.
Lucas 15:16-18.
- Quão ruim as coisas têm que se tornar? A que ponto elas têm que chegar antes que eu reconheça minha necessidade? Quão miserável tenho que me tornar antes de voltar-me para as riquezas de meu Pai celeste?
- John Darby escreveu: "Sentir fome não é suficiente; preciso estar realmente morrendo de fome para chegar a reconhecer o que está no coração de Deus para mim. Quando o filho pródigo estava com fome, ele foi se alimentar das alfarrobas, mas quando ele ficou morrendo de fome, voltou-se para seu pai." Essa é a fome à qual se refere a quarta bem-aventurança.
* Como pastor evangelista, freqüentemente havia pessoas que vinham a algumas de minhas reuniões ou estudos bíblicos e então desistiam. Algumas dessas pessoas desejavam ser religiosas, mas não muito religiosas. Tinham uma pequena fome das coisas de Deus, mas não um tipo de fome insaciável. Muitas pessoas desejam escolher a dedo o que Ihes convém, para mordiscar as beiradas da religião. Sentem-se basicamente felizes da maneira que são. Não reconhecem uma profunda necessidade de humildade de espírito. Contudo, não caem em si, como fez o filho pródigo.
- Isso as priva da bênção que Deus tem para elas. Como Maria, a mãe de Jesus, colocou: Ele "encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos". Luc. 1:53.
APLICAÇÃO: Estamos lidando aqui com uma questão de prioridades. Cada um de nós preenche a vida com alguma coisa todos os dias. Mas essa coisa varia grandemente de pessoa para pessoa.
- Precisamos perceber neste dia que apenas os que desesperadamente, com todo o coração, têm fome e sede da justiça de Deus ê que serão fartos.
Hoje é o dia de colocar o estudo diário da Bíblia e a oração sincera no topo de sua lista de prioridades.

4. VOCÊ SABERIA ME DIZER SE TEM FOME PELA PALAVRA DE DEUS, PELA ORAÇÃO, PELA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS? Saberia mediar a intensidade da mesma, isto se ela existe? Isaías 26:9.
- Hoje faremos um pequeno exercício de exame de consciência.
A) O teste de máxima importância é o do coração. Seguindo essa linha, descobri uma declaração em Caminho a Cristo, especialmente penetrante: "Se somos de Cristo, nossos pensamentos com Ele estarão, e nEle se concentrarão as nossas mais doces meditações. Tudo que temos e somos a Ele será consagrado.
Almejaremos trazer a Sua imagem, possuir Seu Espírito, cumprir Sua vontade e agradar-Lhe em todas as coisas." - Pág. 58.
B) Essa citação suscita um segundo teste de nossas prioridades - o de fazer a vontade de Deus. Afinal, ações exteriores honestas são uma extensão dos valores do coração. Naturalmente, nem todas as pessoas têm os pensamentos e vida coerentes. Balaão, o falso profeta, disse: "Que eu morra a morte dos justos, e o meu :fim seja como o dele." Núm. 23:10. Mas ao mesmo tempo que Balaão desejava morrer a morte dos justos, ele não queria viver a vida dos justos. Ele tinha fome e sede das coisas erradas.
C) Isso nos leva a um terceiro teste. Se tenho verdadeiramente fome e sede das coisas de Deus, não gastarei todo o meu tempo na escravidão das coisas terrenas.
Na verdade, estarei livre da dependência das coisas terrenas que promovem minha própria satisfação.
D) Por último, se tivermos verdadeiramente fome e sede de Deus, estaremos livres dos falsos pontos de vista e atitudes direcionados ao próprio eu. "A vista de nossa pecaminosidade impele-nos para Ele, que é capaz de perdoar; e quando a alma, reconhecendo o seu desamparo, anseia por Cristo, Ele Se revelará em poder.
Quanto mais a sensação de nossa necessidade nos impelir para Ele e para a Palavra de Deus, tanto mais exaltada visão teremos de Seu caráter, e tanto mais plenamente refletiremos a Sua imagem." - Caminho a Cristo, pág. 65.

Antes de sairmos daqui, precisamos reconhecer as 2 grandes certezas que a vida nos ensina:

5. SE TIVERMOS FOME DE CRISTO E O BUSCARMOS, SEREMOS SACIADOS, MAS NÃO PARA SEMPRE. PRECISAREMOS BUSCÁ-LO A CADA DIA PARA QUE MAIS E MAIS PREENCHA NOSSAS ANSIEDADES. NÃO BASTAR COMER UM FARTA REFEIÇÃO NELE APENAS 1 VEZ NA VIDA! Salmo 42:1 e 2.
· Água e comida são os mantimentos da vida. Sem elas, todas as outras coisas perdem o significado. Afinal, o que importa ter um carro novo ou uma casa se o proprietário está perecendo de fome ou sede?
E ainda há algo bastante singular sobre a comida e a água. Podemos comer e beber até ficarmos cheios, mas no dia seguinte sempre precisamos de mais. Ficamos fartos, mas nunca satisfeitos num sentido permanente.
APLICAÇAO: O mesmo é verdade em nossa experiência com Deus. Podemos estar cheios, mas sempre desejamos mais. E assim será através dos séculos sem-fim da intimidade. Sempre desejaremos mais do Seu amor e companheirismo, e sempre desejaremos nos tornar mais semelhantes a Ele. Uma das alegrias do Universo é que podemos estar fartos sem estar permanentemente satisfeitos. O Céu já começou para os cristãos no sentido de que a alegria da fartura de Deus já começou em nossa vida.
Ao mesmo tempo que é verdade que os filhos de Deus sempre terão fome de Sua amabilidade, também é importante reconhecer a importância de Sua abundancia no presente. Quando lemos que os que têm fome e sede de justiça "serão fartos", estamos lendo o evangelho na íntegra.
A fartura é tanto uma promessa presente como futura. É Deus quem proporciona a abundancia para aqueles que O desejam. Aqui está o evangelho da graça. A abundancia é um dom gratuito de Deus para todo aquele que vem a Ele. "O que vem a Mim", disse Jesus, "de modo nenhum o lançarei fora." João 6:37. Essa é uma promessa absoluta. Todos os que têm fome e sede de justiça serão fartos.
Hoje eles serão fartos com a justiça perdoadora de Deus, enquanto são resgatados da penalidade do pecado. Diariamente eles serão fartos com a justiça santificadora de Deus, enquanto lhes é concedida a vitória sobre o poder do pecado em suas vidas. E na segunda vinda serão fartos com a justiça glorificadora, enquanto são resgatados da presença do pecado.

6. DEUS PROMETEU SACIAR A FOME E A SEDE ESPIRITUAL. MAS PRECISAMOS FAZER A NOSSA PARTE. E QUAL É? IR A ELE CADA DIA PARA QUE NOS ALIMENTE.
- A quarta bem-aventurança é uma das promessas mais importantes da Bíblia.
Os que têm fome e sede da justiça serão fartos. Essa é uma promessa categórica.
Ela não diz que eles "podem" ser fartos, mas que "serão". É a boa nova que permanece no ponto focal do Novo Testamento.


REVISEMOS A MENSAGEM DE HOJE:
- Justiça é uma palavra com muitos significados. Nesse contexto, implica no clímax sublime de estar bem com Deus em relacionamento e de ser como Ele em caráter.
- Os seres humanos têm tristemente falhado nesses aspectos. Paulo coloca isso assim: "todos pecaram e carecem da glória de Deus". Rom. 3:23. O reconhecimento desse fato em nossa experiência pessoal é o que significam humildade de espírito e lamentar. Os que são guiados pelo Espírito têm um profundo senso de indignidade acerca de sua impotência para fazer qualquer coisa.
- E, no entanto, a última coisa que desejamos fazer é admitir abertamente nossa pobreza espiritual. Desejamos ser dignos e justos aos nossos próprios olhos. Esse desejo induziu os judeus dos dias de Jesus a se gabarem das obras de justiça. Se tivessem se esforçado e se dedicado o suficiente, eles creriam, e poderiam se tomar não apenas justos com Deus, mas como Ele. A mesma linha de pensamento levou os monges da Idade Média a um frenesi de atividades. A mesma noção equivocada ainda existe atualmente. "Como podemos ser bons o suficiente?" é a questão que move as pessoas. A resposta é que não conseguimos ser bons por nós mesmos.
- Deus sabia disso. Por isso, Ele enviou Jesus para morrer em nosso lugar. A justiça é uma dádiva gratuita para aqueles que reconhecem sua desesperança (as duas primeiras bem-aventuranças) e a fome e sede dela (a quarta).
APLICAÇÃO: Ellen White é precisa quando escreve: "A justiça de Deus se acha concretizada em Cristo. Recebemos a justiça recebendo-O a Ele. Não é por meio de penosas lutas ou fatigante lida, nem de dádivas ou sacrifícios, que alcançamos a justiça; ela é, porém, gratuitamente dada a toda alma que dela tem fome e sede." - O Maior Discurso de Cristo, pág. 18.

APELO: Escutem, os que têm sede: venham beber água. Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Isaías 55: 1.
- Talvez você ainda não sente fome ou sede de Jesus, mas o segredo está aí:
venha até Ele e assim receberá não somente o desejo de possuí-lo, mas serás plenamente saciado. VEMI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c