Pular para o conteúdo principal

Mateus 5:5.

Mateus 5:5.

- À semelhança das bem-aventuranças anteriores, esta é inteiramente oposta ao pensamento do que a Bíblia chama de "homem natural".
- O mundo julga em termos de poder, auto-confiança, agressividade, e conquista.
Mas Jesus exaltou traços impopulares de caráter, tais como humildade de espírito, pesar e agora mansidão.
Jesus é verdadeiramente o Revolucionário dos revolucionários. Ele verdadeiramente inverteu o sistema de valores da cultura dominante.
- A radicalidade dos ensinos de Cristo implica em um estilo de vida totalmente diferente para Seus seguidores. Não é por acaso que Jesus Se refere ao fato de alguém tornar-se cristão como sendo um novo nascimento (João 3:3 e 5).
- O cristão renascido pertence a um reino inteiramente diferente do da cultura em geral, e até mesmo, infelizmente, da cultura de muitas igrejas. Como resultado, ele tem um novo conjunto de valores.
- Segundo Jesus, não são os desordeiros, violentos, agressivos, ou egoístas que herdarão a Terra. E sim, os mansos. São os que perceberam sua debilidade (e por isso possuem humildade de espírito), os que choraram por suas deficiências, e se comprometeram com o estilo de vida dos mansos, que posteriormente acabarão herdando a Terra. Esse ensinamento não pode ser obtido de lições de história ou da leitura do jornal diário.

MAS O QUE É SER MANSO? Vejamos:

1. MANSIDÃO NÃO É FRAQUEZA. I Coríntios 13:4-7.

- A palavra grega traduzida como manso significa "gentil", "ponderado" e "cortês", e implica no exercício do domínio próprio que torna essas qualidades possíveis.
Por isso, a New English Bible está perfeitamente em harmonia com os pensamentos de Jesus, quando traduz Mateus 5:5 como: "Bem-aventurados os de espírito gentil." O significado de mansidão engloba muitos dos traços característicos da magistral definição do amor.
- A mansidão bíblica não deve ser confundida com indolência. Alguns que aparentam ser mansos podem ser simplesmente negligentes. Nem deve ser confundida com fraqueza de personalidade ou caráter. Os personagens que a Bíblia chama de mansos tiveram grande firmeza de caráter. A pessoa mansa pode permanecer tão firme ao lado da verdade, que estaria disposta a morrer por ela se fosse necessário. Os mártires foram mansos, mas não fracos. A mansidão bíblica é compatível com grande força e autoridade.
- A mansidão interior nos leva a uma visão do próprio eu. Quando finalmente reconhecer que sou um pecador sem esperança e sentir tristeza por isso, estarei pronto para a mansidão. Estarei preparado para colocar todo o orgulho de lado. - Porque têm uma visão realística de si mesmos, os mansos não são escravizados por atitudes defensivas ou de retaliação. Ellen White nos ajuda nesse ponto quando escreve: "É o amor do próprio eu que destrói a nossa paz. Enquanto o eu está bem vivo, estamos continuamente prontos a preservá-lo de mortificação e insulto; mas, se estamos mortos, e nossa vida escondida com Cristo em Deus, não levaremos a sério as desatenções e indiferenças." Novamente ela menciona:
"Muito melhor nos é sofrer sob falsa acusação, do que nos infligirmos a nós mesmos a tortura da desforra sobre os nossos inimigos." - O Maior Discurso de Cristo, págs. 17 e 18.
Uma das maiores necessidades de nosso mundo, igreja e famílias é de mansidão.

2. É PERMITIR QUE DEUS OPERE SUA OBRA POR SUA PRÓRPIA FORÇA E MANEIRAS, E ACEITAR TAIS CAMINHOS. Zacarias 4:6.
- Mat. 5:5 deve ter causado um grande choque para os judeus dos dias de Jesus.
Afinal de contas, eles estavam aguardando um Messias que os libertaria do poder de Roma através da força armada.
- * O Messias, eles acreditavam, seria como Davi, o rei guerreiro. Afinal, os Salmos de Salomão (livro pseudoepígrafo escrito durante o período entre o Antigo e o Novo Testamentos) não anunciavam que o ungido Filho de Davi seria um rei que se levantaria dentre o povo para libertar Israel de seus inimigos? Ele "aniquilaria todos os seus bens com vara de ferro, para destruir as nações ímpias com a palavra de Sua boca". Salmos de Salomão 17:26 e 27.
- A última coisa que os judeus do primeiro século desejavam era um Messias manso. Eles queriam um líder que poderia e daria a Roma o que ela merecia.
Jesus era o oposto do modelo que eles desejavam e aguardavam.
- Bem, é fácil para nós cristãos percebermos que os judeus estavam errados. Mas não somos culpados de apresentar o mesmo tipo de pensamento às vezes?
APLICAÇAO: Também não temos a tendência de prestar honras aos bem sucedidos e glorificar as realizações dos "grandes" pregadores e lideres da igreja, como se a batalha fosse ganha pelas palavras e esforços humanos? E não somos também tentados, como Davi, a confiar em organização e números em busca de força? Boas como essas coisas possam parecer, elas não são a fonte do sucesso do cristão.
- Deus tem inúmeras maneiras de levar a cabo a comissão do evangelho e introduzir a plenitude do reino, das quais nada sabemos. De vez em quando precisamos reler a história de Gideão. No caso dele, Deus continuou reduzindo os números em vez de acrescentar, antes de conceder a vitória.
- No reino de Cristo, é a mansidão que está na base do sucesso, e não o poder humano. Precisamos nos lembrar de que a vitória, tanto em nossa vida pessoal como na igreja em geral, não vem "por força, nem por poder, mas pelo Espírito de Deus".

3. É DEIXAR QUE DEUS CONTROLE TODA NOSSA VIDA, AS INJUSTIÇAS QUE SOFREMOS, BEM COMO A VINGANÇA POR ELAS.

Uma Ordem "QUASE" Impossível. Romanos 12:19-21.

- Como seria o mundo se as pessoas levassem em consideração os conselhos de Paulo sobre a vingança? Como seria se as pessoas escolhessem viver pelos princípios da mansidão, em vez dos princípios do orgulho e autodefesa?
- A conclusão é óbvia. Não seria o nosso mundo. Seria o Céu. E sendo que nunca veremos o mundo nesse estado perfeito antes da segunda vinda de Jesus, cada um de nós pode começar a experimentar isto aqui e agora. O ponto de partida sou eu.
APLICAÇÃO: Como cristãos, por muito tempo temos esperado que uma nova reforma comece em outro lugar. Muitos de nós estamos esperando que a reforma comece na Associação Geral ou em alguma outra corpo ração importante.
Esse modo de pensar está totalmente equivocado. A reforma bíblica não começa na Associação Geral, União, Associação local ou mesmo na igreja local começa com indivíduos que entregam o coração a Deus e se dedicam a viver os princípios do reino de Deus em sua vida diária, aqui e agora. A reforma começa comigo.
- "Bem", você deve estar pensando, "isto é impossível. Não posso alimentar e cuidar de meus inimigos. Tal ordem está além de minhas forças." - Você está certo. Você não pode fazer isto. Mas Deus pode. Se você estiver disposto a permitir Que Ele viva em sua vida através do poder do Espírito Santo.

Mesmo que você comece agora uma nova vida espiritual, eu tenho certeza que me muitos momentos, daqui para frente, sentirás desanimado no caminho à mansidão. Poderá pensar até que este alvo seja impossível de ser alcançado, e que talvez seja melhor desistir por aqui mesmo.
Nestes momentos, lembre-se de uma verdade e de um exemplo incontestável:
O mundo já teve mansos memoráveis. Realmente não foi fácil para eles, mas foram vitoriosos pelo mesmo motivo que você o pode ser: PELO PODER QUE VEM DO ALTO.

Exemplos de "Mansos Apesar de Tudo".

Leiamos Números 12:3.
1- MOISÉS.
* A mansidão não veio naturalmente para Moisés. Ele havia sido treinado como um príncipe egípcio, e indubitavelmente tinha uma excelente auto-estima como jovem governante. Num momento de descontrole, matou um egípcio que ele vira maltratando um israelita (Exo. 2:12). Ele pensou que sabia como cuidar do povo de Deus e resolver as batalhas dEle.
Esse homicídio levou o jovem príncipe a fugir para o deserto a fim de salvar sua vida. Foi lá que sua educação se tomou completa. Moisés teve que desaprender muitas das lições que lhe foram ensinadas na elite da Universidade do Egito. Foi naquele intervalo de 40 anos, longe do poder, que ele aprendeu a mansidão como pastor de ovelhas.
Foi essa mansidão que o qualificou para se tomar o primeiro líder da nova nação de Deus, Israel. Foi essa mansidão que fez de Moisés o representante de Cristo para o povo de Deus (ver Deut. 18:18).
O novo Moisés estava longe de ser fraco ou vacilante, mas ele foi manso. Em grande parte havia perdido seu orgulho e ira descontrolada, mas não foi fraco. Ao contrário, ele foi um líder poderoso e destemido sob a orientação divina. Mas sua força, poder e autoridade foram agora temperados pela mansidão. Porque havia sido transformado, ele foi escolhido para liderar o povo de Deus.
2- A Bíblia está repleta de heróis mansos. Tome como exemplo Davi em seu relacionamento com Saul. Davi sabia que devia ser rei, no entanto, como ele sofreu sob o tratamento injusto e cruel de Saull Ele exemplificou a mansidão num grau extraordinário.
3- Paulo também teve uma educação de deserto entre sua função como líder do judaísmo e como líder do cristianismo. Ele se tornou um exemplo de mansidão para com aqueles que o maltrataram, tanto dentro como fora da igreja. Na base de sua força estava a mansidão gentil que não fazia parte do seu eu natural.
4- E há você e eu. Também precisamos ser transformados; também precisamos aprender as lições de mansidão, para que possamos ser usados por Deus.
5- JESUS, HOMEM, MORANDO NESTE PLANETA, FOI MANSO.

VOCÊ TAMBÊM O PODER SER.

A Mansidão Suprema. Mateus 11:29.

- As vidas de Moisés, Davi e Paulo são úteis, mas é o exemplo de Jesus que tem extrema importância para os cristãos. A vida de Cristo foi o exemplo por excelência de mansidão. Vemos isso em todos os lugares dos Evangelhos.
Percebemos isso em Sua reação com as pessoas, especialmente quando Ele sofreu perseguição, desprezo e escárnio. "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem", Ele foi capaz de dizer aos que O crucificaram. Sendo Deus, Jesus tinha poder para vingar-Se daqueles que zombavam dEle enquanto morria. Mas Ele preferiu não fazê-lo. Ele preferiu morrer até mesmo por aqueles que estavam maldosamente usando e abusando dEle.
Ao mesmo tempo em que a mansidão de Jesus é vista em relação a outras pessoas, ela é até mais evidente em Sua submissão ao Pai. Contemple-O no Getsêmani, onde Ele teve finalmente que ficar face a face com a crise da cruz.
Três vezes ele orou para permanecer submisso à vontade de Seu Pai. Embora fosse um Homem destemido e de grande firmeza de caráter, Jesus foi submisso a Deus. Sua mansidão estava evidente em tudo que fazia e dizia.
Filipenses 2:5-8 é especialmente útil na compreensão da mansidão de Jesus, quando Paulo nos diz para seguir o exemplo de "Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tomando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo Se humilhou, tornando-Se obediente até à morte e morte de cruz".
Essa passagem proporciona a cada um de nós um exemplo incrível para seguirmos em nossa vida diária. Jesus era Deus, contudo consentiu em viver a vida terrena, não como um rei que merecia respeito, mas como Alguém que tinha a missão de servir os outros.
Isto, meus amigos, é a essência do cristianismo. Deus deseja libertar-nos do orgulho e auto-suficiência, para que possamos nos tornar Seus servos e servos de nossos semelhantes.

QUAL SERÁ A RECOMPENSA PARA QUEM CONTROLAR OS SEUS IMPULSOS E CONSEGUIR SER MANSO?

Herdeiros da Terra. Salmo 149:4, ARC.

- A economia política terrena está baseada em segurança e poder. Não está numa quantidade infinita de riquezas. Como resultado, homens e mulheres, em todos os lugares, lutam para obter sua parte - ou, falando honestamente, mais do que a sua parte.
- Os resultados da agressão e egoísmo humanos são vistos em todo lugar. Nação luta contra nação no cenário internacional, enquanto indivíduos batalham por posição na escala corporativa.
- Parece que a herança dos mansos não seria grande coisa. A recompensa final de Jesus foi a cruz. E muitos dos Seus fiéis seguidores foram perseguidos, aprisionados e levados à morte.
- Os jornais diários parecem contradizer diretamente a sentença de Jesus de que os mansos herdarão a Terra. O ponto de vista terreno parece estar posicionado a favor da lei darwinista da selva: a sobrevivência dos mais habilitados.
- Mas as realidades aparentes não são as únicas realidades. Nem são as realidades definitivas.
A promessa da terceira bem-aventurança está no futuro. "Os mansos... herdarão a Terra", no final de todas as coisas (Mat. 5:5).
- Mas não será a Terra que conhecemos atualmente, com sua destruição, egoísmo e poluição. Será uma Terra restaurada à sua condição edênica. Será uma Terra na qual não haverá mais tristezas, funerais ou hospitais. Será um planeta que verdadeiramente valerá a pena.
Como Isaías diz: (leiamos todos juntos) Isa. 35:5-7.
Não apenas as características físicas da Terra serão diferentes, mas também seus cidadãos. A mansidão será uma característica de todos. Apenas os que têm como característica a mansidão herdarão a Terra.

APELO: não gostaria você, amigo, de tornar-se verdadeiramente manso pelo poder de Jesus? Não desejarias receber a mesma recompensa que o Senhor dará aos mansos quando voltar à Terra?
Se você deseja estas bênçãos, então cante comigo MAIS DE CRISTO.
sua influência. Sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c