Pular para o conteúdo principal

Mateus 5:4.

Mateus 5:4.

- À semelhança da primeira bem aventurança, esta contraria a sabedoria e métodos do mundo. Os não cristãos "normais" consideram tal declaração como absolutamente ridícula.
- O lema do mundo não é "Bem-aventurados ou felizes os que choram", mas "Bem-aventurados e felizes são aqueles que estão livres da necessidade de chorar". O pranto é algo que o mundo procura evitar com todas as suas forças. A filosofia do mundo é: "Esqueça seus problemas"; "Faça o seu melhor para fugir de problemas".
* A vasta indústria do entretenimento tem como alvo ajudar as pessoas a evitar a necessidade de chorar, de gastar muito tempo pensando nos problemas que enfrentamos como mundo em geral e como indivíduos.
* A obsessão pelos prazeres é de muitas formas uma válvula de escape para graves aflições. A TV é, em grande escala, um narcótico visual ou tranquilizante. Ela apresenta uma programação relativamente fútil como escape de uma vida diária relativamente sem significado. O mesmo pode se dizer de esportes organizados. Eles nos ajudam a desligarmos do mundo real e sintonizar-nos com um mundo que não é tão ameaçador. O entretenimento em massa é com frequência uma fuga da vida real, e não a realidade * As pessoas desejam desesperadamente ser felizes. Prover felicidade é a maior indústria da América do Norte.
- Mas tal "sabedoria" não é a de Jesus. Lucas, em sua passagem paralela da segunda bem aventurança, mostra Jesus tornando esse ponto mais claro: "Ai de vós, os que agora rides. Porque haveis de lamentar e chorar." Luc. 6:25.
- Como em todas as bem-aventuranças, Jesus desafia as convenções do mundo. Ele apresenta o ideal cristão como o oposto daquele do mundo não convertido. A pessoa cristã é diferente do mundo no nível mais profundo, e não apenas no que veste, come ou no que evita fazer.
- Ao mesmo tempo em que os cristãos têm uma profunda alegria em sua salvação, não são daqueles que buscam felicidade vazia e sem sentido. Na verdade, de acordo com Jesus, o percurso do pranto é o único caminho para a felicidade duradoura.

APLICAÇÃO: Em que filosofia espiritual você se encaixa: na dos que se divertem, viajam, curtem, disputam provas e até fazem loucuras para serem felizes? Ou você crê que é preciso chorar para ser feliz?

O Negativo Antes do Positivo

Romanos 7:24.
- A expressão "choram", em Mateus 5:4, é a palavra mais forte para pranto na língua grega. É a palavra usada para prantear os mortos. Como tal, é um ardente lamento por alguém amado. No Antigo Testamento grego é a palavra escolhida para expressar a dor de Jacó quando acreditou que seu filho José estava morto (Gên. 37:34). Ela reflete dor profunda. Por isso, William Barclay amplia a segunda bem-aventurança assim: "Bem-aventurado é o homem que chora como alguém que chora pelos mortos." - Contudo, apesar do choro pelos mortos reproduzir a intensidade da experiência de Mateus 5:4, não reflete seu significado.
- A profunda experiência da segunda bem-aventurança é reproduzida no texto bíblico de Rom. 7:24. Leiamos todos juntos.
- Esse clamor nos diz algo sobre o significado do choro. Reflete alguém tão aflito pela dor que ele ou ela chora em agonia de espírito. Os cristãos conhecem a experiência de sentir-se totalmente sem esperança por causa de suas falhas.
- Para ampliar o leque, leiamos ainda Rom. 7: 18 e 19.
- Os cristãos choram por causa de seu profundo senso de indignidade. Não é por acaso que a primeira palavra de Jesus em Mateus é "arrependei-vos". Arrepender-me é reconhecer minha pecaminosidade e renunciá-la. É lamentar que eu seja pecador e voltar-me para Deus em busca de perdão.
- Essa não é uma experiência superficial. É sincera e profunda. É como a tristeza que se sente quando alguém morre. Mas com o pranto vem a esperança. Afinal, "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9.
- Assim, o choro traz vitória. O negativo vem antes do positivo. Estou convencido do pecado, de modo que posso experimentar a alegria da salvação.
APLICAÇÃO: Você alguma vez já chorou por sentir-se pecador? Alguma vez olhou para Deus e lamentou com Ele não por que tenha cometido erros mas porque sente-se profundamente perdido? Alguma vez odiou sua natureza pecaminosa a ponto de desejar que ela morresse para sempre?
É curioso: só pessoas que choram por estes motivos são felizes!
Como uma pessoa inteligente, você pode chegar para mim e dizer: Bem, para ser sincero, eu nunca chorei de verdade na vida espiritual porque nunca senti necessidade. Não vejo porque ou para que chorar. Choraria por frustrações da vida, falta de dinheiro para pagar compromissos ou realizar minhas vontades, ou por um amor perdido.

Diga-me: HÁ RAZÕES PLAUSÍVEIS PARA QUE EU CHORE NA VIDA ESPIRITUAL?
Sem dúvida há. Estudemos a Bíblia para encontra-Ias, mas por favor, traga junto um lenço pois será necessário.

1. JESUS MORREU POR MINHA CAUSA. I Coríntios 15:3.
* Você já feriu outra pessoa por causa de um descuido de sua parte?
* Tenho um quadro em minha mente que sou incapaz de apagar. Aconteceu numa tarde de primavera em Houston, Texas. Minha filha Bonnie, de seis anos, sempre ficava muito feliz ao ver-me depois de minha longa ausência enquanto estava no trabalho.
Um dia, enquanto distraída e descuidadamente eu entrava com carro no caminho para a garagem, ela correu até o canto da casa para receber-me com os braços abertos.
A próxima coisa que vi foi sua cabeça batendo no capô quando eu atingi seu frágil corpo.
O impacto a arremessou vários metros no ar. Os próximos segundos foram repletos de pensamentos rápidos. Teria o meu descuido custado a vida dela? Teria eu causado algum dano físico irreparável? Como eu podia ter sido tão tolo? Tão imprudente? Tão irresponsável?
Felizmente, Bonnie saiu ilesa. Mas fiquei desolado e totalmente esgotado com a experiência. Auto-recriminações encheram minha mente. Fiquei num estado de profundo pesar por causa de minhas ações. Meu descuido havia colocado em risco a vida de minha única filha.
- Como cristãos, experimentamos um sentimento semelhante em nosso relacionamento com Jesus. Nosso pecado, nossa rebelião, nossa imprudência, colocaram Jesus na cruz do Calvário. Ele morreu por causa de nossos pecados.
Não! Não! Não! É mais pessoal do que isso. Ele morreu por causa dos meus pecados.
- Quando olhamos para a cruz precisamos ter a percepção total do que o pecado pode fazer. Ele tomou a vida mais amada da história e despedaçou-a sobre uma cruz.
- Uma das funções mais importantes da cruz é abrir nossos olhos para a imensidão e horror do pecado. Quando vemos o que o pecado fez a Cristo, não podemos evitar sentir profunda tristeza pelo nosso pecado. Por isso, nosso lamento não é apenas por nossos pecados pessoais, mas também pelo que esses pecados fizeram a Jesus.
- O cristianismo começa com a percepção do pecado. Mas não pára aí. Afinal de contas, os que choram serão consolados. Deus toma as coisas essencialmente ruins e salienta o que há de bom nelas.

2. O MUNDO PRECISA DE SOLUÇÃO. MAT. 23.37-38.
- Jesus nunca teve qualquer pecado próprio para lamentar, mas mesmo assim Ele lamentou o pecado e seus efeitos.
a) No sepulcro de Lázaro, lemos que "Jesus chorou" (João 11:35).
b) Novamente perto do fim de Sua jornada terrena, lemos de Seus sentimentos pelos judeus: “Jerusalém, Jerusalém!”.”. Você mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes Eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das suas asas, mas você não quis! Agora a sua casa ficará completamente abandonada." Mat. 23:37 e 38, BLH. O verso seguinte continua a discutir a destruição de Jerusalém.
- Alguns cristãos parecem imaginar que se estão bem com Deus, estarão perpetuamente sorridentes e continuamente radiantes. Essa perspectiva não é bíblica. De acordo com Jesus, a vida do cristão não é feita só de alegria e sorrisos.
- Os cristãos não apenas choram porque seus pecados colocaram Jesus na cruz, mas eles, como seu Senhor, choram por um mundo perdido - um mundo retratado diariamente nos meios de comunicação como perdido e dilacerado pela violência.
- Jesus chorou pelos pecados do mundo e da igreja, e assim devemos fazer, como fizeram os profetas bíblicos. "Torrentes de água nascem dos meus olhos", lamentou o salmista, "porque os homens não guardam Tua lei." Sal. 119: 136.
Ezequiel ouviu o povo fiel de Deus ser descrito como aqueles "que suspiram e gemem por causa de todas as abominações" que se cometiam em Jerusalém (Ezeq. 9:4). E Paulo escreveu de sua tristeza pelos falsos mestres que causavam problemas nas igrejas de seus dias. "Pois muitos andam entre nós, dos quais...
vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo." Filip. 3:18.
- Os cristãos choram. Eles lamentam tanto pela morte de um ser amado quanto por seus pecados que crucificaram Jesus. E eles lamentam por um mundo condenado por causa do pecado, que precisa do amor e salvação de Deus.
- Mas o paradoxo do evangelho é que esse choro é o caminho para a alegria. Os que choram são consolados diariamente por Jesus; eles acharão mais conforto ainda quando se encontrarem com o amado Senhor nas nuvens do céu.

Realmente as razões para chorarmos são suficientemente reais e até naturais para uma felicidade espiritual sadia.
Mas se eu aceitar chorar espiritualmente, o que ganharei com isto? Como é que Deus vai me consolar?
Estudemos a Bíblia novamente para isto.

A) GANHAREMOS O CONSOLO PRESENTE. II Coríntios 1:3 e 4.
* O consolo vem de muitas formas. Criancinhas são freqüentemente consoladas com um brinquedo especial ou seu cobertor preferido. Pessoas mais velhas são consoladas pelos temas lembranças de lugares, pessoas ou eventos que têm significado especial para elas.
E pessoas de todas as idades parecem ser confortadas por um toque carinhoso de alguém amado ou por palavras de bondade.
- Os consolos humanos são bons, mas os confortos de Deus são melhores. Alguns de seus confortos para nós estão no presente, enquanto outros ainda estão no futuro.
- Entre os confortos presentes disponíveis ao cristão estão o perdão de Deus e a certeza da salvação.
- Os que se entristecem por seus pecados e espontaneamente admitem sua necessidade, são total e completamente perdoados por Deus. O perdão de Deus é tanto imediato como gratuito. Não nos custa nada. Através de Sua morte, Cristo o tomou acessível a todos os que nEle crêem.
* Alguns anos atrás, na Virgínia, EUA, a manchete do jornal estadual dizia: "Marido Rasteja 1.500 quilômetros para suplicar perdão." É assim que alguns pensam de Deus.
- Mas Deus não é assim. Ele não nos concede Seu perdão por intermédio da vida em um convento. Ele não sugere que usemos um cilício ou nos ajoelhemos sobre grãos para orar.
- Não, Ele nos ama. E por causa de Seu amor, Ele está mais do que ansioso para nos perdoar. Tudo o que Ele pede de nós é que verdadeiramente nos arrependamos de nossos pecados e aceitemos o sacrifício de Jesus. O resultado é instantâneo. Somos perdoados.
É ai que entra o choro. A tristeza pelo pecado nos conduz a Deus, em busca de purificação. ''Bem-aventurados os que choram., porque serão consolados. " Mat. 5:4.
E que maior conforto poderia existir do que estar bem com Deus?

B) GANHAREMOS O CONSOLO FUTURO. A CERTEZA DA RESSURREIÇÃO.
I Tessalonicenses 4: 13.
* Li em um anúncio no jornal: Túmulo no mausoléo de um jardim, construído de concreto reforçado, granito e bronze, à prova das intempéries, provê paz de espírito que vem apenas de saber que os restos preciosos de pessoas amadas estão protegidos dos elementos desfavoráveis da terra." - Ah, é? Um túmulo seguro que provê paz de espírito quanto a nossos queridos mortos? Não concordo. Não encontrei conforto ou esperança na promessa do anúncio.
- Mas isso não significa que não existe esperança para o cristão. Os crentes já têm o reino dos Céus, mas eles serão consolados.
- O verdadeiro consolo do cristão tem lugar na segunda vinda de Jesus. A fim de alcançar os tessalonicenses desolados, o apóstolo escreveu I Tess. 4: 16 e 17.
Bem, existe esperança; há abundância de conforto para os que choram.

C) GANHAREMOS O CONSOLO DE VERMOS NOSSOS QUERIDOS, QUE AGORA ESTÃO MORTOS, NA ETERNIDADE. I Coríntios 15:51 e 52.
- O consolo futuro para os que choram é quase ilimitado. Graças a Deus que esta vida não é tudo. Graças a Deus que a sepultura não é o fim para os que crêem em Jesus.
- Paulo coloca isso de forma precisa quando escreveu que "se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". I Cor. 15: 19. A grande verdade é que Jesus obteve vitória sobre a morte e a sepultura - os pontos de apoio de Satanás e seu reino de morte.
- Essa vitória é o que dá sentido ao fato de Cristo ter ressuscitado Lázaro, em João 11. Jesus tem poder sobre a morte. Ele demonstrou esse poder quando tirou Seu amigo da sepultura.
- Dwight L. Moody costumava dizer que Jesus fora cuidadoso ao mencionar o nome de Lázaro antes das palavras "vem para fora", porque se não o fizesse, todas as tumbas seriam abertas ao Seu comando. Mas um dia acontecerá exatamente isso para todos os que aceitaram o sacrifício de Jesus em seu favor.
- A ressurreição de Lázaro, no entanto, foi apenas um marco importante no caminho para a vitória. Foi a ressurreição do próprio Jesus que anunciou a vitória sobre a morte e pavimentou o caminho para a ressurreição de todos os Seus seguidores.
- A sepultura não pôde detê-Lo, e por isso ela não será capaz de nos prender. A ressurreição dEle assegura a nossa. Paulo chama Jesus de "as primícias dos que dormem. ... Assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo". I Cor. 15:20-22.
- Parte do consolo glorioso do evangelho é que algum dia o "último inimigo", a morte, será completa e finalmente destruído (verso 26).

D) VEREMOS TODAS AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRIREM NA ETERNIDADE, POIS ESTAREMOS LÁ. Apocalipse 7:17.
Aqueles que amam a Jesus e os que sentem tristeza por seus pecados, os pecados da igreja e do mundo, recebem consolo em vários níveis. Há conforto presente no perdão dos pecados e adoção na família de Deus. Há consolo futuro na segunda vinda e na ressurreição. E há consolo eterno nas promessas que se encontram na Bíblia acerca do Céu e da Nova Terra.
- "Nós, porém, segundo a Sua promessa", escreveu Pedro, "esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça." 11 Ped. 3:13. Essa experiência da Nova Terra é a suprema esperança e o supremo consolo para os que choram por causa do pecado e suas conseqüências nesta época em que vivemos.
- O consolo de todos os consolos será o estabelecimento do lar eterno dos santos na Terra renovada.
- Leiamos todos juntos, em coro, Apoc. 21. 4: Deus "enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram".
APLICAÇAO: Não sei como você se sente, mas tais promessas me fazem desejar estar bem com Deus; me fazem desejar tornar o reino de Deus a prioridade em minha mente e coração.
- Deus não nos deixou à nossa mercê. E isso é bom, porque somos indefesos, sem esperança e pobres de espírito.
- Perceber nossa verdadeira condição nos leva a chorar por causa de nossos pecados e nosso mundo pecaminoso. Mas chorar não é o fim Esse é o lado negativo. De uma natureza mais positiva será a fome e sede pelas coisas divinas.

APELO: Quantos aqui gostariam de abandonar a maneira mundana de pensar sobre a felicidade e aceitar o ponto de vista de Deus? Você não gostaria de pedir a Deus que o ajudasse a chorar por seus pecados, por sua igreja, pelo mundo? Não gostaria de pedir a Ele fé para crer que seus parentes, tão queridos, um dia serão seus novamente? Eu poderia ver a mão levantada de todos aqueles que desejam tais bênçãos? Amém. No livro do Céu estão registradas estas decisões para sempre.
Que a tua oração seja: Senhor, ajuda-me hoje a perceber mais completamente a desesperança de meu mundo e minha vida sem Ti. Aguardo com todo o meu coração Seu reino vindouro. Aguardo as alegrias do Céu e a Terra renovada.
Ajuda-me neste dia a ter um contato mais íntimo contigo. Amém.

TAREFA DE CASA - passe algum tempo, a sós com Deus, cada dia. Leia sua Bíblia pela manhã e ore ao Senhor. Caminhe com ele por todo o dia. Aos pés da cruz você enxergará sua situação espiritual e chorará por si mesmo. Também o fará por seus amigos, parentes, e pelo mundo. É certo que ainda chorará por muitas decepções da vida, mas tendo Cristo como melhor amigo, o consolo é certo.
- FONTE: MEDITAÇÕES MATINAIS 2002 CPB

Pr. MARCELO AUGUSTO DE CARVALHO 2002
- À semelhança da primeira bem-aventurança, esta contraria a sabedoria e métodos do mundo. Os não cristãos "normais" consideram tal declaração como absolutamente ridícula.
- O lema do mundo não é "Bem-aventurados ou felizes os que choram", mas "Bem-aventurados e felizes são aqueles que estão livres da necessidade de chorar". O pranto é algo que o mundo procura evitar com todas as suas forças. A filosofia do mundo é: "Esqueça seus problemas"; "Faça o seu melhor para fugir de problemas".
* A vasta indústria do entretenimento tem como alvo ajudar as pessoas a evitar a necessidade de chorar, de gastar muito tempo pensando nos problemas que enfrentamos como mundo em geral e como indivíduos.
* A obsessão pelos prazeres é de muitas formas uma válvula de escape para graves aflições. A TV é, em grande escala, um narcótico visual ou tranqüilizante. Ela apresenta uma programação relativamente fútil como escape de uma vida diária relativamente sem significado. O mesmo pode se dizer de esportes organizados. Eles nos ajudam a desligarnos do mundo real e sintonizar-nos com um mundo que não é tão ameaçador. O entretenimento em massa é com freqüência uma fuga da vida real, e não a realidade * As pessoas desejam desesperadamente ser felizes. Prover felicidade é a maior indústria da América do Norte.
- Mas tal "sabedoria" não é a de Jesus. Lucas, em sua passagem paralela da segunda bem-aventurança, mostra Jesus tornando esse ponto mais claro: "Ai de vós, os que agora rides. Porque haveis de lamentar e chorar." Luc. 6:25.
- Como em todas as bem-aventuranças, Jesus desafia as convenções do mundo. Ele apresenta o ideal cristão como o oposto daquele do mundo não convertido. A pessoa cristã é diferente do mundo no nível mais profundo, e não apenas no que veste, come ou no que evita fazer.
- Ao mesmo tempo em que os cristãos têm uma profunda alegria em sua salvação, não são daqueles que buscam felicidade vazia e sem sentido. Na verdade, de acordo com Jesus, o percurso do pranto é o único caminho para a felicidade duradoura.

APLICAÇÃO: Em que filosofia espiritual você se encaixa: na dos que se divertem, viajam, curtem, disputam provas e até fazem loucuras para serem felizes? Ou você crê que é preciso chorar para ser feliz?

O Negativo Antes do Positivo

Romanos 7:24.
- A expressão "choram", em Mateus 5:4, é a palavra mais forte para pranto na língua grega. É a palavra usada para prantear os mortos. Como tal, é um ardente lamento por alguém amado. No Antigo Testamento grego é a palavra escolhida para expressar a dor de Jacó quando acreditou que seu filho José estava morto (Gên. 37:34). Ela reflete dor profunda. Por isso, William Barclay amplia a segunda bem-aventurança assim: "Bem-aventurado é o homem que chora como alguém que chora pelos mortos." - Contudo, apesar do choro pelos mortos reproduzir a intensidade da experiência de Mateus 5:4, não reflete seu significado.
- A profunda experiência da segunda bem-aventurança é reproduzida no texto bíblico de Rom. 7:24. Leiamos todos juntos.
- Esse clamor nos diz algo sobre o significado do choro. Reflete alguém tão aflito pela dor que ele ou ela chora em agonia de espírito. Os cristãos conhecem a experiência de sentir-se totalmente sem esperança por causa de suas falhas.
- Para ampliar o leque, leiamos ainda Rom. 7: 18 e 19.
- Os cristãos choram por causa de seu profundo senso de indignidade. Não é por acaso que a primeira palavra de Jesus em Mateus é "arrependei-vos". Arrepender-me é reconhecer minha pecaminosidade e renunciá-la. É lamentar que eu seja pecador e voltar-me para Deus em busca de perdão.
- Essa não é uma experiência superficial. É sincera e profunda. É como a tristeza que se sente quando alguém morre. Mas com o pranto vem a esperança. Afinal, "se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9.
- Assim, o choro traz vitória. O negativo vem antes do positivo. Estou convencido do pecado, de modo que posso experimentar a alegria da salvação.
APLICAÇÃO: Você alguma vez já chorou por sentir-se pecador? Alguma vez olhou para Deus e lamentou com Ele não por que tenha cometido erros mas porque sente-se profundamente perdido? Alguma vez odiou sua natureza pecaminosa a ponto de desejar que ela morresse para sempre?
É curioso: só pessoas que choram por estes motivos são felizes!
Como uma pessoa inteligente, você pode chegar para mim e dizer: Bem, para ser sincero, eu nunca chorei de verdade na vida espiritual porque nunca senti necessidade. Não vejo porque ou para que chorar. Choraria por frustrações da vida, falta de dinheiro para pagar compromissos ou realizar minhas vontades, ou por um amor perdido.

Diga-me: HÁ RAZÕES PLAUSÍVEIS PARA QUE EU CHORE NA VIDA ESPIRITUAL?
Sem dúvida há. Estudemos a Bíblia para encontra-Ias, mas por favor, traga junto um lenço pois será necessário.

1. JESUS MORREU POR MINHA CAUSA. I Coríntios 15:3.
* Você já feriu outra pessoa por causa de um descuido de sua parte?
* Tenho um quadro em minha mente que sou incapaz de apagar. Aconteceu numa tarde de primavera em Houston, Texas. Minha filha Bonnie, de seis anos, sempre ficava muito feliz ao ver-me depois de minha longa ausência enquanto estava no trabalho.
Um dia, enquanto distraída e descuidadamente eu entrava com carro no caminho para a garagem, ela correu até o canto da casa para receber-me com os braços abertos.
A próxima coisa que vi foi sua cabeça batendo no capô quando eu atingi seu frágil corpo.
O impacto a arremessou vários metros no ar. Os próximos segundos foram repletos de pensamentos rápidos. Teria o meu descuido custado a vida dela? Teria eu causado algum dano físico irreparável? Como eu podia ter sido tão tolo? Tão imprudente? Tão irresponsável?
Felizmente, Bonnie saiu ilesa. Mas fiquei desolado e totalmente esgotado com a experiência. Auto-recriminações encheram minha mente. Fiquei num estado de profundo pesar por causa de minhas ações. Meu descuido havia colocado em risco a vida de minha única filha.
- Como cristãos, experimentamos um sentimento semelhante em nosso relacionamento com Jesus. Nosso pecado, nossa rebelião, nossa imprudência, colocaram Jesus na cruz do Calvário. Ele morreu por causa de nossos pecados.
Não! Não! Não! É mais pessoal do que isso. Ele morreu por causa dos meus pecados.
- Quando olhamos para a cruz precisamos ter a percepção total do que o pecado pode fazer. Ele tomou a vida mais amada da história e despedaçou-a sobre uma cruz.
- Uma das funções mais importantes da cruz é abrir nossos olhos para a imensidão e horror do pecado. Quando vemos o que o pecado fez a Cristo, não podemos evitar sentir profunda tristeza pelo nosso pecado. Por isso, nosso lamento não é apenas por nossos pecados pessoais, mas também pelo que esses pecados fizeram a Jesus.
- O cristianismo começa com a percepção do pecado. Mas não pára aí. Afinal de contas, os que choram serão consolados. Deus toma as coisas essencialmente ruins e salienta o que há de bom nelas.

2. O MUNDO PRECISA DE SOLUÇÃO. MAT. 23.37-38.
- Jesus nunca teve qualquer pecado próprio para lamentar, mas mesmo assim Ele lamentou o pecado e seus efeitos.
a) No sepulcro de Lázaro, lemos que "Jesus chorou" (João 11:35).
b) Novamente perto do fim de Sua jornada terrena, lemos de Seus sentimentos pelos judeus: “Jerusalém, Jerusalém!”.”. Você mata os profetas e apedreja os mensageiros que Deus lhe manda! Quantas vezes Eu quis abraçar todo o seu povo, assim como a galinha ajunta seus pintinhos debaixo das suas asas, mas você não quis! Agora a sua casa ficará completamente abandonada." Mat. 23:37 e 38, BLH. O verso seguinte continua a discutir a destruição de Jerusalém.
- Alguns cristãos parecem imaginar que se estão bem com Deus, estarão perpetuamente sorridentes e continuamente radiantes. Essa perspectiva não é bíblica. De acordo com Jesus, a vida do cristão não é feita só de alegria e sorrisos.
- Os cristãos não apenas choram porque seus pecados colocaram Jesus na cruz, mas eles, como seu Senhor, choram por um mundo perdido - um mundo retratado diariamente nos meios de comunicação como perdido e dilacerado pela violência.
- Jesus chorou pelos pecados do mundo e da igreja, e assim devemos fazer, como fizeram os profetas bíblicos. "Torrentes de água nascem dos meus olhos", lamentou o salmista, "porque os homens não guardam Tua lei." Sal. 119: 136.
Ezequiel ouviu o povo fiel de Deus ser descrito como aqueles "que suspiram e gemem por causa de todas as abominações" que se cometiam em Jerusalém (Ezeq. 9:4). E Paulo escreveu de sua tristeza pelos falsos mestres que causavam problemas nas igrejas de seus dias. "Pois muitos andam entre nós, dos quais...
vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo." Filip. 3:18.
- Os cristãos choram. Eles lamentam tanto pela morte de um ser amado quanto por seus pecados que crucificaram Jesus. E eles lamentam por um mundo condenado por causa do pecado, que precisa do amor e salvação de Deus.
- Mas o paradoxo do evangelho é que esse choro é o caminho para a alegria. Os que choram são consolados diariamente por Jesus; eles acharão mais conforto ainda quando se encontrarem com o amado Senhor nas nuvens do céu.

Realmente as razões para chorarmos são suficientemente reais e até naturais para uma felicidade espiritual sadia.
Mas se eu aceitar chorar espiritualmente, o que ganharei com isto? Como é que Deus vai me consolar?
Estudemos a Bíblia novamente para isto.

A) GANHAREMOS O CONSOLO PRESENTE. II Coríntios 1:3 e 4.
* O consolo vem de muitas formas. Criancinhas são freqüentemente consoladas com um brinquedo especial ou seu cobertor preferido. Pessoas mais velhas são consoladas pelos temas lembranças de lugares, pessoas ou eventos que têm significado especial para elas.
E pessoas de todas as idades parecem ser confortadas por um toque carinhoso de alguém amado ou por palavras de bondade.
- Os consolos humanos são bons, mas os confortos de Deus são melhores. Alguns de seus confortos para nós estão no presente, enquanto outros ainda estão no futuro.
- Entre os confortos presentes disponíveis ao cristão estão o perdão de Deus e a certeza da salvação.
- Os que se entristecem por seus pecados e espontaneamente admitem sua necessidade, são total e completamente perdoados por Deus. O perdão de Deus é tanto imediato como gratuito. Não nos custa nada. Através de Sua morte, Cristo o tomou acessível a todos os que nEle crêem.
* Alguns anos atrás, na Virgínia, EUA, a manchete do jornal estadual dizia: "Marido Rasteja 1.500 quilômetros para suplicar perdão." É assim que alguns pensam de Deus.
- Mas Deus não é assim. Ele não nos concede Seu perdão por intermédio da vida em um convento. Ele não sugere que usemos um cilício ou nos ajoelhemos sobre grãos para orar.
- Não, Ele nos ama. E por causa de Seu amor, Ele está mais do que ansioso para nos perdoar. Tudo o que Ele pede de nós é que verdadeiramente nos arrependamos de nossos pecados e aceitemos o sacrifício de Jesus. O resultado é instantâneo. Somos perdoados.
É ai que entra o choro. A tristeza pelo pecado nos conduz a Deus, em busca de purificação. ''Bem-aventurados os que choram., porque serão consolados. " Mat. 5:4.
E que maior conforto poderia existir do que estar bem com Deus?

B) GANHAREMOS O CONSOLO FUTURO. A CERTEZA DA RESSURREIÇÃO.
I Tessalonicenses 4: 13.
* Li em um anúncio no jornal: Túmulo no mausoléo de um jardim, construído de concreto reforçado, granito e bronze, à prova das intempéries, provê paz de espírito que vem apenas de saber que os restos preciosos de pessoas amadas estão protegidos dos elementos desfavoráveis da terra." - Ah, é? Um túmulo seguro que provê paz de espírito quanto a nossos queridos mortos? Não concordo. Não encontrei conforto ou esperança na promessa do anúncio.
- Mas isso não significa que não existe esperança para o cristão. Os crentes já têm o reino dos Céus, mas eles serão consolados.
- O verdadeiro consolo do cristão tem lugar na segunda vinda de Jesus. A fim de alcançar os tessalonicenses desolados, o apóstolo escreveu I Tess. 4: 16 e 17.
Bem, existe esperança; há abundância de conforto para os que choram.

C) GANHAREMOS O CONSOLO DE VERMOS NOSSOS QUERIDOS, QUE AGORA ESTÃO MORTOS, NA ETERNIDADE. I Coríntios 15:51 e 52.
- O consolo futuro para os que choram é quase ilimitado. Graças a Deus que esta vida não é tudo. Graças a Deus que a sepultura não é o fim para os que crêem em Jesus.
- Paulo coloca isso de forma precisa quando escreveu que "se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens". I Cor. 15: 19. A grande verdade é que Jesus obteve vitória sobre a morte e a sepultura - os pontos de apoio de Satanás e seu reino de morte.
- Essa vitória é o que dá sentido ao fato de Cristo ter ressuscitado Lázaro, em João 11. Jesus tem poder sobre a morte. Ele demonstrou esse poder quando tirou Seu amigo da sepultura.
- Dwight L. Moody costumava dizer que Jesus fora cuidadoso ao mencionar o nome de Lázaro antes das palavras "vem para fora", porque se não o fizesse, todas as tumbas seriam abertas ao Seu comando. Mas um dia acontecerá exatamente isso para todos os que aceitaram o sacrifício de Jesus em seu favor.
- A ressurreição de Lázaro, no entanto, foi apenas um marco importante no caminho para a vitória. Foi a ressurreição do próprio Jesus que anunciou a vitória sobre a morte e pavimentou o caminho para a ressurreição de todos os Seus seguidores.
- A sepultura não pôde detê-Lo, e por isso ela não será capaz de nos prender. A ressurreição dEle assegura a nossa. Paulo chama Jesus de "as primícias dos que dormem. ... Assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo". I Cor. 15:20-22.
- Parte do consolo glorioso do evangelho é que algum dia o "último inimigo", a morte, será completa e finalmente destruído (verso 26).

D) VEREMOS TODAS AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRIREM NA ETERNIDADE, POIS ESTAREMOS LÁ. Apocalipse 7:17.
Aqueles que amam a Jesus e os que sentem tristeza por seus pecados, os pecados da igreja e do mundo, recebem consolo em vários níveis. Há conforto presente no perdão dos pecados e adoção na família de Deus. Há consolo futuro na segunda vinda e na ressurreição. E há consolo eterno nas promessas que se encontram na Bíblia acerca do Céu e da Nova Terra.
- "Nós, porém, segundo a Sua promessa", escreveu Pedro, "esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça." 11 Ped. 3:13. Essa experiência da Nova Terra é a suprema esperança e o supremo consolo para os que choram por causa do pecado e suas conseqüências nesta época em que vivemos.
- O consolo de todos os consolos será o estabelecimento do lar eterno dos santos na Terra renovada.
- Leiamos todos juntos, em coro, Apoc. 21. 4: Deus "enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram".
APLICAÇAO: Não sei como você se sente, mas tais promessas me fazem desejar estar bem com Deus; me fazem desejar tornar o reino de Deus a prioridade em minha mente e coração.
- Deus não nos deixou à nossa mercê. E isso é bom, porque somos indefesos, sem esperança e pobres de espírito.
- Perceber nossa verdadeira condição nos leva a chorar por causa de nossos pecados e nosso mundo pecaminoso. Mas chorar não é o fim Esse é o lado negativo. De uma natureza mais positiva será a fome e sede pelas coisas divinas.

APELO: Quantos aqui gostariam de abandonar a maneira mundana de pensar sobre a felicidade e aceitar o ponto de vista de Deus? Você não gostaria de pedir a Deus que o ajudasse a chorar por seus pecados, por sua igreja, pelo mundo? Não gostaria de pedir a Ele fé para crer que seus parentes, tão queridos, um dia serão seus novamente? Eu poderia ver a mão levantada de todos aqueles que desejam tais bênçãos? Amém. No livro do Céu estão registradas estas decisões para sempre.
Que a tua oração seja: Senhor, ajuda-me hoje a perceber mais completamente a desesperança de meu mundo e minha vida sem Ti. Aguardo com todo o meu coração Seu reino vindouro. Aguardo as alegrias do Céu e a Terra renovada.
Ajuda-me neste dia a ter um contato mais íntimo contigo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8

EXEGESE DE MATEUS 12:1-8 "Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. [...] Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado." Alguns quando leêm esse texto dizem: "Está vendo, Jesus transgrediu o sábado, por isso não precisamos mais obedecer ao quarto mandamento da lei de Deus". Só que há um problema muito sério com esse pensamento. Vejamos: De acordo com a Bíblia "o pecado é a transgressão da lei" (1 João 3:4). Essa mesma Bíblia diz que Jesus foi "tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hebreus 4:15). Se Jesus tivesse transgredido o quarto mandamento teria pecado, se tivesse pecado. Isso parece abs