Pular para o conteúdo principal

Mateus 5:3,

Mateus 5:3,

- Essa não parece uma boa maneira de começar um sermão. Quero dizer, não é politicamente correto. Falta a delicadeza e bom senso de alguém especializado em relações públicas.
Afinal, quem deseja ouvir sobre pobreza de espírito? Esse pregador não está sintonizado com o mundo. Para ser "bem-sucedido", você tem que dar às pessoas o que elas querem; tem que apresentar-lhes as palavras e idéias que elas desejam ouvir.
E qualquer ouvinte sabe que as pessoas se enchem de alegria com mensagens tais como: "Bem-aventurados os ricos" ou "Bem-aventurados os ricos de espírito".
- Bem, se Jesus realmente desejava atrair uma multidão, Ele tinha que inteirar-se dos métodos do mundo. Com uma mensagem do tipo: "Bem-aventurados os pobres de espírito", Ele nunca atingiria a maioria das pessoas. Ele nunca alcançaria o tipo de sucesso que é respeitado pela cultura em geral.
- Mas é exatamente aí que está a diferença entre os valores convencionais e Jesus. Ele não estava preocupado com a admiração do mundo à Sua volta.
Preocupava-Se em estar em sintonia com Deus.
Como resultado, Sua mensagem é o oposto daquela da cultura em geral. Essa primeira bem-aventurança inverte o sistema de valores do mundo. Ela revoluciona as coisas.
- O reino de Jesus é um reino radical, e seus cidadãos também serão radicais.
"Bem-aventurados os pobres de espírito." Essa é uma das declarações mais radicais do mundo. Contudo, constitui a base da mensagem cristã de Jesus.
APLICAÇAO: E essa mensagem é pessoal, para mim e para você. Temos que escolher entre Jesus e o mundo - entre seus valores e os dEle.

Uma pergunta reflexiva é muito importante aqui: PORQUE JESUS FAZ TANTA QUESTÃO DE QUE EU SEJA HUMILDE SE ESTA É A MANEIRA CONTRARIA DE SE PENSAR E VIVER NESTE MUNDO? PARECE QUE OS HUMILDES SÃO SEMPRE MASSACRADOS PELOS ORGULHOSOS, E EU PENSO QUE SE FOR HUMILDE, TAMBÉM SEREI "ESFOLADO" PELOS ARROGANTES. PORQUE SER HUMILDE? O QUE GANHAREI COM ISTO? A Bíblia responde. Vejamos:

1. A FALTA DE HUMILDADE É A RAIZ DE TODA A NOSSA MISÉRIA PESSOAL.
Daniel 4:30.
* Nabucodonosor é o ser humano bem-sucedido por excelência. Ele era o máximo, e sabia disso. Tinha orgulho - orgulho de quem ele era, orgulho de suas realizações, orgulho de sua dignidade. Ele era qualquer coisa, menos humilde de espírito. Tinha orgulho do seu espírito e gostava dele.
- A atitude espiritual de Nabucodonosor está exatamente no centro do problema do pecado. O pecado é amor mal dirigido. A essência do pecado é desviar nosso amor de Deus e DOSSO próximo para DOSSO próprio eu. É colocar nosso insignificante eu DO centro de nosso universo e ter orgulho dele.
- Esse foi o problema de Lúcifer. lsa. 14:13 e 14. Em poucas palavras, Lúcifer se tomou o deus de sua própria vida. Ao fazer isso, se tornou Satanás, o adversário de Deus e de Cristo.
- Adão e Eva seguiram um caminho semelhante quando escolheram sua própria vontade, acima da vontade e palavras de Deus em Gênesis 3. Esse pecado rebelde tem resultado em toda a miséria que desde então infectou o planeta Terra.
- O orgulho e a auto-suficiência permanecem exatamente no centro do problema do pecado. É por isso que Jesus começou expondo os princípios de Seu reino com "Bem-aventurados os pobres de espírito". Ele precisava atacar imediatamente a raiz do problema. Nada poderia ser feito até que o cerne do problema fosse exposto.
APLICAÇÃO: A maior necessidade dos seres humanos é de um transplante de coração. Deus deseja tomar minha vida egoísta e centralizada no eu e transformá-la em uma vida de amor transbordante, tanto por Ele como por meus semelhantes.
- O primeiro passo na cirurgia realizada por Deus no coração é diagnosticar o problema. Então cada um de nós deve enfrentar essa situação. Assim Jesus "ataca" nossa ''humanidade'' - nossos métodos "normais" centralizados no próprio eu.
Ele deseja que eu (e você) percebamos que o primeiro passo para entrar no Seu reino é a humildade de espírito.
A questão é: Estou disposto a ser humilde em favor do reino?

2. A FALTA DE HUMILDADE TORNA-ME INACESSÍEL À SALVAÇAO QUE DEUS ME OFERECE, E AINDA ME TORNA UM CRITICO SEVERO DO COMPORTAMENTO ALHEIO, SEPARANDO-ME CADA VEZ MAIS DO MEU PRÓXIMO. Lucas 18:11 e 12.
O Fariseu.
- Bem, agora você deve estar pensando: Não sou tão tolo como algumas pessoas pensam. Sei que é errado desejar poder e bens terrenos. Desisti desse modo de vida. Minha vida está focalizada nas coisas espirituais. Não sou como essas outras pessoas lá fora. Tenho tudo sob controle.
Espere! Não vá adiante! Acho que você se esqueceu de um ponto. Não tenho certeza se você já caiu num penhasco espiritual. Mas se isso não aconteceu, você está correndo o mesmo risco.
Afinal, o homem do nosso texto bíblico de hoje era um "bom" homem. Ele também desistiu do modo de vida do mundo e centralizou sua vida e pensamentos nas coisas espirituais.
- Mas ele não se aprofundou o suficiente. Colocou em ordem seus atos superficiais, mas ele não havia se tornado "pobre de espírito". Na verdade, ele ainda tinha orgulho interior. Simplesmente havia transferido seu orgulho das coisas terrenas para as assim chamadas coisas espirituais. Como resultado, ainda tinha a mesma doença. Mas agora ele a tinha de uma forma mais sutil estava orgulhoso de sua bondade.
- Não há nada mais perigoso para o verdadeiro cristianismo do que o orgulho espiritual. Como Ellen White apresenta: "Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para o ser humano como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável." - Parábolas de Jesus, pág.
154. Isto é verdade porque "o orgulho não sente necessidade alguma, e assim fecha o coração a Cristo e às infinitas bênçãos que veio dar". - Caminho a Cristo, pág. 30.
- O publicano é o verdadeiro herói em Lucas 18, porque ele sabia que era indigno e precisava de ajuda. "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (verso 13, ARe), foi sua oração. Porque era humilde de espírito, Deus pôde perdoá-lo.
APLICAÇÃO: meça agora sua humildade: Tem você vivido para criticar o comportamento daqueles a quem julga grandes pecadores? Acha-se um grande homem espiritual, cheio de boas obras e de realizações para Deus? O que sentes quando vê os pecadores: amor por eles ou por si mesmo?

3. SOMENTE A HUMILDADE NOS CAPACITA A SERMOS CIDADÃOS DO CÉU.
Mateus 3:1 e 2.
- O que isso significa? O reino não virá na segunda vinda de Jesus? A resposta é tanto sim como não.
- O Novo Testamento tem dois pontos de vista do reino dos Céus. O reino chegou com o ministério público de Jesus, mas não será estabelecido em sua plenitude até que Jesus volte nas nuvens do céu. O primeiro desses aspectos do reino pode ser considerado como o reino da graça, enquanto o segundo pode ser visto como o reino da glória.
Dessa forma, os crentes já são cidadãos do reino de Deus, e já têm a vida eterna (João 5:24; 6:47). A posse é algo atual.
- Como isso aconteceu? Como DOS tomamos cidadãos do reino? Ellen White apresenta a resposta de maneira precisa: ''Todos os que têm a intuição de sua profunda pobreza de alma", escreve ela, "e vêem que em si mesmos nada possuem de bom, encontrarão justiça e força olhando para Jesus. ... Ele vos ordena que troqueis a vossa pobreza pelas riquezas de Sua graça. ... Qualquer que tenha sido vossa vida passada, por mais desanimadoras que sejam vossas circunstâncias presentes, se fordes a Jesus exatamente como sois, fracos, incapazes e em desespero, nosso compassivo Salvador irá grande distância ao vosso encontro, e em tomo de vós lançará os braços de amor e as vestes de Sua justiça. Ele nos apresenta ao Pai, trajados nas vestes brancas de Seu próprio caráter." - O Maior Discurso de Cristo, págs. 8 e 9.
APLICAÇÃO: se você é humilde de espírito, já é um membro do reino dos Céus.
As pessoas que vivem ao seu lado poderiam afirmar isto sobre você? O que os anjos comentam sobre você quando olham para dentro de seu coração?

4. PORQUE A ÚNICA MANEIRA DE SER FELIZ NESTE MUNDO É SENDO HUMILDE. Lucas 6:20, BLH.
- Cada uma das bem-aventuranças de Jesus, em Mateus e Lucas, começam com a palavra grega makarios. Essa palavra pode ser traduzida de várias maneiras, incluindo "Bem-aventurados" (ARA, ARC, NVI) e "felizes" (BLH, BV).
- Existe a idéia de que crentes em Jesus são felizes e têm direto à felicidade.
Afinal de contas, conforme notamos ontem, eles já são membros do reino de Deus.
- Mas no conjunto, "felizes" é uma tradução inadequada para makarios, porque a maioria de nós vê a felicidade como um estado subjetivo. Isto é, felicidade é como nos sentimos. Sentimo-nos tristes ou felizes.
- Mas a vida do cristão não é baseada em um sentimento subjetivo.
* Certa vez um rapaz veio até o meu escritório, totalmente frustrado porque não se sentia feliz. Esses sentimentos o haviam levado a um profundo desânimo espiritual. Afinal, Jesus não disse repetidas vezes que se ele era um cristão, seria feliz? Portanto, sendo que ele não estava feliz, não devia ser um cristão. Algo devia estar errado em sua vida, mas ele não conseguia imaginar o que era. Como uma pessoa sincera, ele estivera vivendo no abismo do desespero.
Expliquei a meu amigo estudante que ele havia entendido tudo errado. Nossa aceitação de Deus não está baseada em sentimentos subjetivos de felicidade ou tristeza, mas no fato objetivo de que Jesus morreu pelos nossos pecados e que todos os que aceitam o Seu sacrifício pela fé, já foram perdoados e adotados na família do concerto, e se tomaram cidadãos do reino.
Em outras palavras, ele era bem-aventurado não importava como se sentia. As boas novas são que nossa salvação é um fato consumado.
APLICAÇAO- Assim, embora eu possa não me sentir feliz por ser "perseguido por causa da justiça" (Mat. 5:10), posso ainda ter paz porque tenho sido abençoado por Jesus. Essa é a realidade. E enquanto existe a consciência de que posso ser feliz por causa dessa paz de coração, a bem-aventurança é mais do que felicidade.

- É você uma pessoa realmente feliz? Se não o é, o motivo pode não estar sendo a falta de humildade?

5. PORQUE AS PESSOAS MAIS FELIZES, MAS DE FORMA ESPECIAL AS MAIS ÚTEIS PARA DEUS ERAM HUMILDES. DIRÍAMOS QUE ELS FORA OS "Heróis da Pobreza". Isaías 6:5.

- A Bíblia é um livro estranho porque repetidas vezes caracteriza como heróis pessoas que admitem suas fraquezas e necessidades.
* Nas prateleiras de minha biblioteca, tenho muitos volumes sobre "grandes" pessoas presidentes, intelectuais, pessoas de destaque na sociedade, e líderes militares. Os mais exatos desses volumes apontam a fraqueza dos indivíduos dos quais eles tratam, mas enfatizam que eles foram importantes porque venceram suas fraquezas através de esforço heróico e constante.
- A Bíblia pinta um quadro totalmente diferente. Seus heróis são grandes porque eles reconhecem que suas fraquezas mais importantes estão longe de serem vencidas através do esforço humano. Admitem que eles necessitam da ajuda de Deus. Em poucas palavras, eles são pobres de espírito.
- Repetidas vezes os heróis da Bíblia expressam sua indignidade.
* Foi isso que aconteceu com Isaías. Ao ser dada uma visão da magnitude e glória de Deus, ele confessou totalmente sua fraqueza. Percebeu que não era nada comparado àquilo. Tomou-se pobre de espírito.
* Moisés partilhou o mesmo espírito. Sentiu-se profundamente indigno para realizar a tarefa que Deus colocou sobre ele. Estava totalmente consciente de que não era a pessoa adequada. O mesmo pode ser dito de Davi, Gideão e um grande número de outros heróis do Antigo Testamento.
* A natureza de Pedro era a de um homem agressivo, arrogante, autoconfiante - um típico homem do mundo. Ele era qualquer coisa, menos pobre de espírito. Mas isso mudaria totalmente na cruz e depois, quando ele teve um vislumbre mais completo de sua fraqueza e necessidade de Deus.
A nova vida de Pedro começou ao pé da cruz, quando ele se tomou pobre de espírito.
Assim é com cada um de nós.
- Não é acidentalmente que Jesus começa o debate dos princípios do Seu reino com a pobreza de espírito. É esse senso de nossa impotência espiritual que nos força a olhar para Jesus em busca das bênçãos inestimáveis que Ele deseja conceder a cada um de nós.

Talvez, depois dessa rápida análise espiritual, você tenha chegado à conclusão de que realmente não é humilde. Se o fez, parabéns. Já está a meio caminho do Céu.
Mas talvez você me encare e diga: Eu conheço minha situação, mas não sei como resolve-Ia? Como conseguir ser humilde? Já tentei tantas vezes mas nunca consegui. Leiamos então João. 16.7-8.

COMO SER HUMILDE?

- Uma das coisas mais maravilhosas sobre o cristianismo é que nunca estamos sozinhos. Por causa do amor infinito de Deus, cada um de nós tem o auxílio do Espírito Santo na vida pessoal.
- O Espírito Santo é caracterizado em várias traduções não apenas como "o Consolador", mas como "o Auxiliador" (BLH) e "o Conselheiro" (NVI). Na verdade, Ele é tudo isso e muito mais. De todas as pessoas, os cristãos são os mais abençoados porque têm um Membro da Divindade trabalhando ativamente com eles todos os dias. Precisamos louvar mais a Deus pelo Consolador.
- Mas a obra do Espírito em nossa vida não se resume só em consolar - ou pelo menos não de imediato. Algumas vezes Sua obra é inicialmente a de incomodar. Até mesmo magoar. Porque, você sabe, é obra do Espírito nos convencer do pecado. É obra do Espírito nos dizer que algo está errado em nossa vida; que não somos o que devíamos ser; até mesmo que somos egoístas, mesquinhos ou orgulhosos. Ele sempre está cutucando as áreas de nossa vida que gostaríamos de manter secretas.
- Mas, na verdade, essa obra é unicamente de misericórdia. É como aquela do médico que nos examina no nível físico para precisar se temos uma doença perigosa.
- Ouça o Espírito Santo. Ele tem uma mensagem que precisamos ouvir. É a mensagem de que somos indignos desde o nascimento. Ele nos convence de nossa pobreza espiritual. Mas Sua obra envolve mais do que isso. O Consolador também nos aponta a solução para todos os nossos problemas - Jesus Cristo, Seu sacrifício por nós na cruz, e a justiça ilimitada que Ele deseja nos imputar.

APELO - Você não gostaria que o Espírito Santo, neste momento, apontasse sua pobreza para que pudesse tomasse rico em Jesus? Que Ele te mostrasse sua real necessidade, tomando-te humilde, sincero, e submisso para que o transformasse na pessoa mais feliz desse mundo? Entregue-se ao Senhor, e assim serás ricamente pobre para este mundo mas milionário da fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moisés falou sobre Jesus Cristo?

Moisés falou sobre Jesus Cristo? Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. João 5:46 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1:45 Jesus no Velho Testamento Vários escritores mencionaram Jesus no Antigo Testamento, Moisés foi um deles e profetizou sobre Cristo: Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar. Gênesis 3:15 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. Deuteronômio 18:18 O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Ele amarrará seu jumento a uma videira e o seu jumentinho, ao ramo mais seleto; lavará no vinho as suas roupas, no sa

O Anel do professor

O Anel do professor – Professor, eu me sinto um inútil. Não tenho força alguma. Dizem-me que não sirvo para nada… que sou lerdo… um completo idiota. Ajude-me, por favor. O professor, sem olhá-lo, disse-lhe: – Sinto muito, meu jovem. Você me pegou num dia ruim. Estou tentando resolver um sério problema. Volte outra hora, por favor. Quando o jovem já ia saindo, o professor lhe propôs: – Bem, se você me ajudasse, eu poderia resolver o meu problema mais rápido, daí a gente poderia conversar… – C… Claro, professor, gaguejou o jovem, bastante inseguro. O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno e disse ao garoto: – Monte meu cavalo e vá até o mercado vender este anel. Preciso pagar uma dívida, mas, por favor, não o venda por menos que uma moeda de ouro. Vá correndo e volte o mais rápido que puder. Mal chegou ao mercado, o jovem começou a oferecê-lo a todos que encontrava. Eles olhavam com algum interesse, mas, quando o jovem dizia quanto pretendia pelo anel, eles riam, volviam

Relacionamentos cortados!

​​Relacionamentos cortados.  Quem nunca viveu um término doloroso e até traumático onde você parece ter sido "cortado" da vida de quem você amava e menos esperava? Eu já. E de repente, você emocionalmente se sente sozinho e se vê num estado de dor insuportavel que parece que não ter fim. Esse estado é temporário, ele passa. Tudo passa. Quando você é cortado da vida de alguém o sentimento de rejeição, abandono, indiferença e traição chega até você sem pedir licença querendo te colocar ainda mais pra baixo. Mas nessa hora você precisa se lembrar de quem você é e então desligar sua alma, seus sentimentos de dor, decepção, frustração e perda, da alma de quem escolheu não ficar. E agora é a sua vez de cortar. Cortar pela raiz sua alma que está presa em alguém que quis partir. Acabou. Então deixe ir. Você merece alguém que segure a corda da vida com você e não alguém que corte ela quando chega o dia mal. E mal sabe ela que cortando dessa forma como está na imagem os dois caem. Um c